Entenda o que influencia na oscilação do dólar no Brasil.

Já se questionou como funciona a alta ou baixa da moeda americana no Brasil? Essa pergunta é difícil de explicar para a maioria das pessoas que normalmente não interagem com o mercado financeiro, porém a flutuação da moeda não atinge somente os investidores, ela tem influência também no dia a dia de cada brasileiro. Você acredita que algo tão corriqueiro como uma tempestade em algum país da Europa pode afetar o valor do dólar? É verdade. O dólar norte-americano está sujeito a inúmeras influências, desde medidas tomadas por uma grande empresa global, e todo o resto. Vamos ver alguns fatores que afetam pouco ou muito o valor do dólar americano.

Confira abaixo: o que influencia na oscilação do dólar no Brasil

As políticas tomadas pelo governo muitas vezes têm um grande impacto sobre o valor do dólar. Os investidores estrangeiros estão sempre ligados a qualquer ação, inteligentemente conhecem o teor dos nossos assuntos políticos, especialmente porque eles afetam a força da nossa economia e nossa capacidade de atender as expectativas. O orçamento do governo também pode afetar o valor do dólar. Se os investidores estrangeiros percebem que o governo está gastando mais do que arrecadam, eles sabem que o país será forçado a aumentar impostos, e com isso a resseção aumenta juntamente com a instabilidade do mercado, dificultando o acesso ao crédito. A popularidade do presidente está ligada ao valor do dólar. Os investidores internacionais gostam de ver um forte executivo no poder porque eles preferem crer que as decisões do rumo da economia estão em boas mãos. A percepção é muitas vezes realidade no mercado cambial. Qualquer evento geopolítico pode ser visto como precipitando um conflito ou situação de crise financeira, isso afeta negativamente o dólar. O valor não é necessariamente sobre o a realidade dos fatos, mas sim o que os investidores pensam sobre a situação. A balança comercial impacta diretamente também esse processo de flutuação da moeda, conforme há superávit, que significa que exportamos mais do que importamos, isso acarreta uma entrada maior de dolar no país forçando então a baixa do valor do dolar frente a valorização do real. Isso acontece porque há lei da oferta e da procura, quanto mais oferta de dolar no mercado nacional, menor o valor da cotação.

E o que isso influencia na economia brasileira? Se o cenário político for estável, com o real em baixa a maior influência é a atração dos interesses dos investidores estrangeiros para nosso país. Isso acontece porque as taxas de juros cobrados por aqui são bem atrativas em relação ao resto do mundo, o Brasil é um país com demanda de crédito alta, mas com índices de pagamento baixo, o que eleva a taxa de juros. Outra influência é o impacto nos preços de produtos importados ou industrializados que dependem de matéria-prima importada, e produtos que tem sua cotação vinculada ao mercado internacional.

O E-DOU é um jornal que contempla essas e outras informações, com artigos sobre o dólar ou posts como: Você sabe a origem do nome das moedas? E muito mais, acesse o link e confira.

Conheça também o DOU – Diário Oficial da União, espaço onde você realiza consulta sobre os diários oficiais de todo o Brasil.

Até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*