A Imprensa Nacional é responsável por divulgar diariamente atas de reuniões relevantes ao interesse público, editais e resultados de licitações. Publicações relacionadas à Administração Pública, como atualizações de normas e legislações também entram nessa lista.
Para acompanhar essas informações é importante saber como pesquisar notícias no veículo oficial de comunicação do governo, o Diário Oficial da União.
Neste artigo você confere um passo a passo para acessar os materiais que precisa de maneira prática e descomplicada. Continue a leitura e confira.
Por que pesquisar no Diário Oficial da União?
O Diário Oficial da União é um portal da Administração Pública, ou seja, tem total garantia de confiabilidade em relação a todas as informações divulgadas. Tudo que vai ao ar no DOU traduz a realidade dos acontecimentos.
Outra vantagem do DOU é o acompanhamento em tempo real de decisões governamentais, uma vez que as atualizações são diárias. Em especial, as publicações podem ser utilizadas para entender a ação de políticos e empresas.
Como pesquisar no Diário Oficial da União?
Para pesquisar matérias e informações do segmento de seu interesse no Diário Oficial da União (DOU), não há grandes segredos. Basta seguir o passo a passo que selecionamos abaixo e as suas consultas serão feitas de forma simples:
1. Visite o site do E-DOU
O E-DOU é um portal de referência para quem deseja realizar pesquisas no DOU. Embora haja métodos de assinatura do jornal ou, então, de compra dele em bancas, o site permite que você não apenas consulte as publicações de maneira gratuita, mas também segmente sua pesquisa por categoria ou até mesmo palavras-chave.
Vamos explicar como isso funciona nos próximos passos.
2. Escolha sua(s) categoria(s) de interesse
Uma das melhores formas para aprender como pesquisar no Diário Oficial da União é indo pelo caminho de consultar assuntos por interesse, podendo ser sobre:
- decretos;
- resoluções;
- leis;
- portarias;
- instruções e outras ações normativas.
Além disso, é possível visualizar destaques de contrato, licitações, assembleias, editais, avisos e atos, atas de reunião e todos os assuntos de interesse dos servidores da Administração Pública.
Selecione as áreas mais relevantes para você, seu negócio e/ou campo de atuação e utilize essas informações no momento do cadastro.
3. Cadastre-se no E-DOU
Para conferir todas as informações que considera relevantes, você só precisa se cadastrar para a consulta no DOU. O processo é simples — basta fornecer seu contato e selecionar sua categoria de interesse para receber todas as páginas do jornal em versão PDF diretamente no seu e-mail.
Com o documento em mãos, basta realizar uma busca por palavras-chave importantes para encontrar aquilo que procura. Pelo computador, você pode usar o atalho Ctrl+F ou Cmd+F (em dispositivos MacOS) para abrir o campo de pesquisa.
Como dissemos, você também pode contar com o nosso apoio para encontrar publicações que contenham palavras-chave específicas. Isso inclui, entre outros:
- avisos de licitação;
- editais de concursos públicos;
- consulta de processos judiciais;
- busca por nome.
Para isso, é preciso acessar nosso serviço de clipping, que oferece recortes dos termos de sua escolha. Dessa forma, ao invés de você precisar consultar página por página para encontrar uma informação relevante, pode receber diretamente todas as publicações que dizem respeito ao seu interesse.
Conheça os serviços do E-DOU e faça sua própria pesquisa no Diário Oficial da União!