Saber como participar de licitações de prefeituras te permitirá aproveitar ótimas oportunidades de negócios, além de ser uma maneira de trazer maior visibilidade para os vencedores do processo.
Entretanto, o processo não é tão simples e exige que as empresas sigam determinadas normas para participar da licitação. Pensando em facilitar a sua compreensão sobre o procedimento, o E-DOU separou algumas dicas. Confira!
Afinal, como participar de licitações de prefeituras?
O primeiro passo é buscar um processo licitatório aberto para inscrever a sua empresa. Essas informações podem ser encontradas no Diário Oficial ou nos sites oficiais da prefeitura de cada município. Por lá, também é possível acompanhar o andamento do processo e os resultados finais.
Mas, a forma mais prática para não perder nenhuma oportunidade de concorrer é por meio do E-DOU, onde há uma ferramenta gratuita de recortes eletrônicos para avisos de licitação.
Vale ressaltar que não é necessário morar na cidade para poder participar de uma licitação, já que é possível acompanhar o processo pela internet.
Envie sua proposta comercial
Após encontrar um processo licitatório para participar, você deverá realizar a sua inscrição. Mas, antes disso, leia com atenção o Edital de Convocação e certifique-se de que sua empresa atenda a todos os requisitos exigidos.
Depois de conferir o edital, você deve elaborar uma proposta comercial. Mas, não basta apenas estipular um valor para o objeto da licitação. É necessário elaborar uma carta formal que segue o modelo disponibilizado pela prefeitura, que pode variar de acordo com o município pretendido. De modo geral, o documento deve conter as seguintes informações:
- razão social e CNPJ;
- endereço da empresa;
- dados do representante legal;
- data de elaboração da proposta;
- modalidade da licitação (leilão, pregão, tomada de preço, concurso, etc);
- número da licitação;
- proposta de preço;
- taxa percentual de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) para questões técnicas.
O envio do documento é realizado conforme as orientações do edital. Além disso, não esqueça de enviar toda a documentação necessária para validar a sua participação no procedimento licitatório, informações que também constam no Edital de Convocação. Por essas razões, é de suma importância atentar-se as exigências contidas nele.
Acompanhe o andamento do processo
Agora que você já sabe como participar de licitações de prefeituras, não deixe de conferir o andamento do processo.
Depois do envio da proposta, o processo ainda passará por habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal-trabalhista. Nessa etapa, todos os documentos enviados são avaliados para determinar as empresas que estão aptas à prestar o serviço.
Após isso, a próxima fase é o julgamento e classificação das propostas para analisar quais empresas seguem os padrões estabelecidos no edital. No final, será escolhida aquela que estiver dentro dos padrões solicitados e que possuir o preço mais vantajoso.
Em seguida, acontece a homologação do resultado da licitação, momento em que é aprovado todo o processo pelas autoridades competentes. Por fim, é feita a adjudicação, fase de reconhecimento e declaração do vencedor.
Gostou de saber como participar de licitações de prefeituras? Para mais informações sobre licitação, confira as publicações do E-Dou.