Leis de trânsito: os problemas da falta de informação

10 de dezembro de 2016
0

A reserva do tanque do combustível do carro não rendeu o que você imaginava. E, agora, você ficou parado no meio da rua por falta de gasolina. Por sorte, você avista um posto próximo a você. Tudo resolvido, então? Nada disso. Segundo as leis de trânsito você acabou de cometer uma infração que vai tirar pontos de sua carteira e também gerar uma multa. Neste caso, seriam 4 pontos e R$ 85,12.

Esse é apenas um dos exemplos de infrações que são cometidas no dia a dia por falta de informação. Desde os motoristas mais experientes até os recém-habilitados, o desrespeito às leis de trânsito pode ser mais comum do que você imagina.

Confira 10 infrações comuns que geram multa e tiram pontos da carteira

  1. Não sinalizar utilizando a seta ou algum sinal regulamentado ao virar à direita ou à esquerda;

  2. Obstruir a passagem de ambulâncias com a sirene acionada;

  3. Buzinar de forma prolongada, independentemente do motivo, entre 22 e 6 horas ou em locais proibidos pela sinalização, tais como hospitais;

  4. Dirigir com o braço para fora do carro;

  5. Não utilizar os pára-brisas quando está chovendo;

  6. Levar objetos dentro do porta-malas – ou sobre o veículo – que sejam maiores que as dimensões do carro;

  7. Andar 20% abaixo da velocidade permitida, ou seja, não é só a velocidade em excesso que acarreta em multa;

  8. Parar mais de um metro afastado da guia;

  9. Não dar passagem pela esquerda;

  10. Dirigir utilizando fones de ouvido ou celular.

Falta de informação e, às vezes, falta de educação

Dentro das Leis de Trânsito, todas as normas exigem mais do que conhecimento da legislação vigente, é preciso mudar o comportamento. E, em alguns casos, as infrações cometidas são também falta de educação. Sendo assim, muitas vezes falta não só a informação, mas também um pouco de bom senso.
Atitudes como passar perto de poças d’água e molhar os pedestres; arremessar coisas pela janela do carro em via pública – tem quem jogue até lixo; parar o veículo sobre a faixa de pedestres; parar em cruzamento, trancando as vias; estacionar em frente guia rebaixada ou diante de pontos de transporte coletivo; são todas formas de desrespeito para com o outro.

Atenção às atualizações das leis de trânsito

Recentemente, foram anunciadas no DOU mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. A legislação está mais rígida e os valores das multas subiram, bem como o número de pontos na carteira, a cada infração cometida.

Ficar atento às publicações do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT e da Polícia Rodoviária Federal é uma forma de se manter informado. Embora, sempre que há alguma mudança, ela é divulgada amplamente e discutida pela imprensa na televisão, rádio, internet, jornal, etc.
Todos os motoristas podem colaborar para um trânsito melhor. É simples: basta dirigir de acordo com a legislação, respeitando os limites de velocidade, ser educado e gentil. Outra forma de contribuir é disseminar as informações que você conhece.
Gostou do post? Aproveite e compartilhe este artigo e outros conteúdos do blog e-DOU com os seus amigos.