Você sabe exatamente o que significa GRU? Esse documento tem a utilidade de arrecadar valores ao Tesouro Nacional e pagamentos entre órgãos da Administração Pública Federal. Para saber mais do seu uso, o que é GRU e como emiti-la, continue acompanhando o texto!
O Que é GRU?
Afinal de contas, o que é GRU? Nada mais é do que uma sigla para Guia de Recolhimento da União, um documento de competência do Tesouro Nacional.
Trata-se de um dos documentos estabelecidos pelo Ministério da Fazenda para recolhimento de receitas como taxas, aluguéis de imóveis públicos, multas, serviços de concurso e vestibular, receitas de órgãos, fundações e demais entidades que se integram no orçamento fiscal e seguridade social.
Ou seja, para quem se pergunta o que é GRU, a resposta é que se trata de um documento que melhora o processo de depósito direto na Conta Única (a que controla todas as finanças públicas).
Outro benefício dessa guia é a redução de custos em despesas bancárias, já que o Banco do Brasil centraliza a arrecadação do documento sem cobrança de tarifa.
Existem alguns “tipos de GRU”:
- GRU Simples: emitida pela internet ou pelo site da Secretaria do Tesouro Nacional e outros órgãos públicos arrecadadores. Esse tipo permite que a Unidade Gestora controle a arrecadação com intermédio do Banco do Brasil e só pode ser paga por ele. Não tem limites de valores;
- GRU Cobrança: é um boleto compensável que pode ser pago em qualquer banco (até a data de vencimento);
- GRU Eletrônica: usada pelas Unidades Gestoras para efetuarem o pagamento para outras Unidades Gestoras ou reter pagamentos feitos a terceiros, sem envolvimento de rede bancária.
Como gerar a Guia GRU?
Antes mesmo de emitir a Guia de Recolhimento da União, é necessário que você tenha em mãos alguns dados importantes para o preenchimento.
São eles:
- código da Unidade Gestora (UG);
- código da Gestão;
- código de recolhimento;
- número de referência;
- valor a ser pago.
Sem essas informações, não será possível emitir a guia.
Como obter informações para emitir a GRU?
Quem fornece as informações necessárias para preenchimento da Guia de Recolhimento da União (GRU) são os seguintes órgãos públicos:
- Ministério do Trabalho;
- tribunais;
- universidades;
- colégios militares;
- Biblioteca Nacional;
- comando da Marinha;
- comando do Exército;
- comando da Aeronáutica;
- entre outros.
O E-DOU ajuda você com instruções sobre o preenchimento da Guia Simples aqui. Já para obter as instruções de preenchimento da Guia Judicial, basta acessar o site do Governo Federal, na área referente ao Tesouro Nacional. O mesmo caminho é válido também para imprimir a GRU.
Agora que você já entendeu melhor o que é a Guia de Recolhimento da União, como preenchê-la e imprimi-la, continue navegando pelo E-DOU para saber mais sobre assuntos importantes como esse!