O Que é Patrimônio Líquido de uma Empresa?

26 de fevereiro de 2021
0

Você sabe qual é a real riqueza da sua empresa? Ou seja, qual a quantidade de dinheiro que sua instituição tem após quitar as dívidas? Esse é o patrimônio líquido! Neste artigo, você saberá melhor o que é patrimônio líquido e como seu cálculo é feito.

O que é patrimônio líquido

O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa. Se trata do valor de diferença entre valores do ativo e passivo da entidade. Para descobri-lo, basta levar em consideração o capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros.

 

Simplificando um pouco, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade.

 

Mas o que são ativo e passivo?

 

O valor ativo é composto por todos os bens empresariais, isso inclui direitos e valores. Um exemplo é o local físico onde uma loja opera (no caso, um ativo patrimonial). Além disso, também compõem valores ativos:

 

  • duplicatas a receber;
  • veículos;
  • máquinas;
  • patentes.

Já o valor passivo são as obrigações financeiras da empresa, por exemplo: um equipamento de fábrica financiado é um passivo da empresa (porém ativo da empresa que forneceu o equipamento). Também compõesm valores passivos:

 

  • duplicatas a pagar;
  • salários dos colaboradores;
  • impostos;
  • aluguéis a pagar.

De forma simples, o patrimônio líquido demonstra o quanto de dinheiro uma empresa realmente possui quando são subtraídos as dívidas e o valor ativo fosse liquidado.

Lucros ou prejuízos acumulados: conceitos mais utilizados dentro do patrimônio líquido

Os lucros e prejuízos acumulados são os resultados positivos e negativos nas Demonstrações de Resultados dos Exercícios de uma companhia, ou seja, os indicativos das finanças controladas pelas instituições.

 

Esse montante pode ser apurado quando o encerramento do exercício de uma empresa é feito. O resultado apurado do ano deve ser somado com os lucros ou prejuízos acumulados.

 

Em caso de resultados negativos, ou seja, prejuízos, e a empresa não tiver lucros acumulados para absolvê-lo, o valor será subtraído das reservas de lucros ou das reservas legais da empresa.

Como calcular o patrimônio líquido de uma empresa?

Além de entender o que é patrimônio líquido, o empreendedor deve saber o valor dele para que seu resultado sirva como um indicador valioso na hora de gerir a empresa e criar um planejamento a médio, longo ou pequeno prazo.

 

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja:

 

Ativos (bens e direitos) – Passivos ( obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

 

Agora que você já entendeu o que é patrimônio líquido e como essa métrica financeira é importante para a saúde das finanças empresarial, continue acompanhando o portal E-DOU para mais conteúdos como esse!