Ser um advogado de sucesso: o que fazer hoje para chegar lá?

06 de junho de 2017
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Um advogado de sucesso não é aquele que possui apenas boas características que o permitem alavancar a carreira. Ser estratégico, líder, tecnológico, versátil e prático contribui, mas adotar certas práticas e ações a partir dessas habilidades é o que realmente importa.

E você, sabe o que fazer hoje para ser um advogado de sucesso amanhã? Acompanhe as nossas dicas.

Ser empreendedor

Ver a profissão como um negócio é o que gera valorização orgânica e espontânea de seu trabalho por todos que se incluem no mercado jurídico, desde profissionais colegas até clientes. Algumas práticas de empreendedorismo colocam a advocacia em posição de destaque no mercado, veja só:

  • Inovar e arriscar: como existem práticas, competências e habilidades comuns a todos os profissionais do Direito, para ser um bom empreendedor, o advogado precisa pensar novas formas dentro da profissão para se destacar.
  • Pensar estrategicamente: como vimos, ser estratégico é uma característica comum aos advogados de sucesso. Mas não se esqueça de que é preciso capacitação para ter uma boa gestão do negócio.
  • Considerar fatores internos e externos do negócio: ter controle das despesas operacionais (aluguel de sala, água, luz, internet, telefone) e com pessoal não basta. Entender a situação econômica do país, os concorrentes e clientes, dentre outros fatores que influenciam diretamente na advocacia é essencial.

Um advogado de sucesso é, também, um gestor eficiente. Além de exercer suas atividades jurídicas e gerir suas próprias finanças de maneira profissional, ele é responsável pela administração do seu negócio. As informações do empreendimento, quando organizadas, possibilitam uma melhor tomada de decisões por meio de um planejamento estratégico.

Tendo a visão macro da advocacia, o advogado consegue, por exemplo, precificar corretamente seus honorários e a forma de cobrança, mensurar os resultados e fazer ajustes no planejamento, captar clientes, e ter um plano B, se o principal se tornar inexequível.

Investir em marketing jurídico

Qualquer empreendimento, independentemente do seu poder financeiro e dos recursos disponíveis, deve investir em marketing. As variadas vertentes da publicidade são capazes de se adequar a qualquer orçamento, principalmente o marketing de conteúdo, que possui ótimo custo-benefício. Apesar de a atividade jurídica obedecer a regras de publicidade específicas do Código de Ética da OAB, isso não impede o advogado de fazer marketing eficiente da sua atividade.

O advogado que possui um espírito empreendedor sabe que sua presença nas redes sociais e na internet é uma grande aliada na divulgação dos negócios. Traçar estratégias para o marketing jurídico está intimamente relacionado ao planejamento feito, uma vez que é preciso saber para quem se fala e o porquê se fala.

Um lembrete importante a respeito do marketing jurídico: o público é ávido por conteúdos de valor, que acrescentam informações relevantes. Por isso, tenha auxílio de um especialista para traçar planos condizentes com o público-alvo e com suas atividades. O resultado é um só: consolidação da marca em posição de destaque no mercado jurídico.

Capacitar-se

Frente a um mercado competitivo e com poucas oportunidades, ter um curso superior se tornou algo comum à grande parte dos profissionais, e, por isso, não é o bastante. Estender seus estudos após o bacharelado é uma das formas de ser um advogado de sucesso amanhã, uma vez que os clientes procuram por profissionais que investem em sua capacitação profissional, que não são generalistas.

Tornar-se especialista e buscar excelência no ramo de atuação, por meio de uma pós-graduação ou um MBA, mestrado e doutorado, é um caminho obrigatório para quem deseja alcançar uma posição de destaque no mercado. Isso porque o advogado especialista tem maior empregabilidade, que é o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que torna o profissional importante para qualquer empresa.

A capacitação é, também, uma das formas de atender às ambições na carreira. Um profissional só é promovido ou pode chegar à posição de sócio de um escritório se os demais confiam em seu trabalho e na sua capacidade de ter mais responsabilidades. Essa é, também, uma forma de atender às expectativas dos clientes e de alcançar a excelência na prestação de serviços.

Por fim, o advogado de sucesso se capacita para atender às demandas complexas e às questões burocráticas que, em muitos casos, não conseguem ser atendidas por advogados sem especialização. Determinadas situações fogem do conhecimento ordinário e passam a exigir do profissional um estudo que, muitas vezes, podem ir além da capacidade que ele tem naquele momento. Uma mera publicação no DOU, por exemplo, não é simples para qualquer um.

Saber precificar seu trabalho

Entender quanto vale o trabalho não só evita prejuízos e o aviltamento de honorários, mas demonstra ao cliente e ao mercado o seu valor. Certamente, no início da carreira, em que prospectar clientes é uma tarefa difícil, o preço não é alto, mas deve ser sempre o suficiente para cobrir os custos e proporcionar lucro, por menor que seja.

A partir das despesas de manutenção do negócio e da capacitação intelectual do profissional, é possível precificar a hora de trabalho. Além disso, o Código de Processo Civil e o Código de Ética da OAB estabelecem alguns critérios comuns para fixar os honorários advocatícios, que são:

  1. Local de prestação do serviço: o advogado que exerce atividade fora de seu local de atuação deve se deslocar para realizar algum procedimento, e, nesse caso, os honorários serão maiores para compensar o tempo gasto.
  2. Natureza, relevância e complexidade da causa: uma questão que possui muitos desdobramentos e entendimentos complexos requer mais tempo de estudo e dedicação do advogado.
  3. Trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para seu serviço: esse critério está diretamente ligado à complexidade da causa. A precificação da hora de um advogado leva em consideração o custo fixo do escritório (aluguel, energia, internet etc.) e as horas de trabalho por mês. Sabendo o valor da hora, é possível estimar a quantidade que será gasta com a demanda.

Ampliar a rede de contatos

Pergunte a qualquer advogado de sucesso o que é preciso estar bem estabelecido em uma carreira. Ele pode responder conhecimento, mas, certamente, não se esquecerá de mencionar a rede de contatos, também conhecida como networking. Consolidar uma carreira na advocacia depende do bom relacionamento com outros profissionais.

Quanto mais pessoas conhecem um advogado, sabem do seu trabalho, de sua área de atuação e das suas capacidades, maiores são as chances de indicações e recomendações de clientes. Para estabelecer um networking, é preciso considerar chefes da época de estágio, professores, colegas de faculdade e de escritório.

O advogado de sucesso é aquele que une características empreendedoras e ações práticas que o levam a um bom patamar na carreira.

E você, adota essas práticas? Ficou com alguma dúvida sobre como se tornar um advogado de sucesso? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.