Confira tudo o que você precisa saber sobre Imposto de Renda

16 de maio de 2016
0

Se te perguntarem agora, o que é exatamente o Imposto de Renda, para onde sua verba é destinada, como e quem precisa declarar, você saberia responder sem gaguejar? A maioria das pessoas não. Por isso, montamos esse artigo, para te explicar tudo sobre Imposto de Renda!

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é uma carga de imposto estabelecida sobre todas as pessoas que obtiveram receitas no ano vigente a partir de um valor pré-estabelecido pela receita Federal. Sobre o Imposto de Renda de 2016, eram obrigados a realizar a declaração, os indivíduos que se encaixavam nos seguintes critérios, tendo como base o ano anterior, ou seja, 2015:

imposto de renda

Tabela disponível em http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2016/declaracao/obrigatoriedade

  • Afinal, para que serve o Imposto de Renda?

O principal objetivo do Imposto de Renda é prestar contas para a Receita Federa, referente a todo sua movimentação financeira e de bens. A compra de um carro, venda de um terreno por exemplo, já que tudo isso é passivo de imposto.

O Imposto de Renda serve para o Governo e para algumas Organizações terem um perfil para analisar toda sua vida financeira. Um banco por exemplo, usa sua Declaração de Imposto de Renda para analisar seu perfil financeiro, para assim, saber como é a sua “rotina monetária”, para saber qual garantia eles possuem, para assim, aprovar ou não um financiamento por exemplo.

Basicamente, é um imposto que o governo cobra sobre todos os ganhos monetários de uma pessoa. Salário, alugueis, premiações e etc. E esse imposto é pago de acordo com a renda. Quanto maior a renda, maior será o valor pago. Quanto menor a renda, menor o imposto pago.

Isso serve basicamente, para o governo ter um controle de quem pagou mais ou menos imposto do que deveria, já que durante todos os meses.

  • Como o Governo sabe quanto vou ter que pagar?

Há duas etapas nesse processo: Primeiro, o governo soma todos os rendimentos e créditos da pessoa. Logo após isso, é realizado o que chamamos de Dedução.

A Dedução, nada mais é, do que algumas despesas que são removidas da declaração do sujeito, fazendo com que ele pague menos imposto. Gastos com educação e saúde são removidos por exemplo.

Depois de feito todo esse processo de soma e subtração, o valor final da declaração da pessoa é comparado com uma tabela, que determina q porcentagem do imposto que o indivíduo vai pagar.

  • O que é Restituição

Muitas vezes acontece também, do contribuinte pagar mais imposto do que deveria. Nesse caso, ele recebe de volta uma parte do valor pago. A Receita Federal faz a restituição desse valor até o mês de dezembro do ano em que a pessoa fez a declaração do imposto. Geralmente, essa restituição segue uma ordem baseado na entrega. Quem entregou primeiro, recebe primeiro. Esse valor é pago em lotes.

  • Sonegação

Todo mundo sabe que Sonegar Imposto é crime, afinal, você está burlando e enganando a Receita Federal. Se alguém for pego sonegando imposto, o contribuinte pode pagar uma multa que chega em até 150% do valor que ele ficou devendo, além de pensa de dois a cinco anos de prisão.

Todo ano, a Receita Federal disponibiliza programas para o contribuinte poder fazer sua declaração de imposto de renda, sempre disponibilizado no site oficial da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/). Tome muito cuidado com programas maliciosos!

Caso você ainda tenha alguma dúvida em relação a qualquer assunto sobre Imposto de Renda, deixe um comentário abaixo e teremos o maior prazer em atende-lo!