7 coisas que um cliente espera do seu advogado

07 de junho de 2017
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O advogado que deseja ter uma carreira de sucesso deve se preocupar em atender às expectativas dos clientes – e isso independentemente do tempo que está no mercado de trabalho, já que uma boa carteira de clientes é o que o mantém em alta. Por isso, deve ser dada especial atenção àquilo que um cliente espera do seu advogado.

Fidelização e comprometimento são consequências da relação com um profissional que sabe lidar com o cliente e atendê-lo no que for necessário, dentro de suas possibilidades.

Pensando nisso, no post de hoje nós listamos 9 coisas que o cliente espera do seu advogado para que você possa atender às expectativas dele da melhor maneira. Confira.

#1 Bom relacionamento

Pode parecer óbvio, mas o bom relacionamento com o cliente é a chave da relação. Isso deve acontecer desde o primeiro contato, em que há o relato da situação por parte dele, normalmente, carregado de aflições. Na primeira reunião, o advogado deve ter sensibilidade para lidar com o cliente, atenção e respeito para ganhar sua confiança.

O bom relacionamento é o primeiro passo para atender às expectativas depositadas no caso. Quando o cliente sente confiança no advogado, dá o espaço necessário para trabalhar, e não fica em busca de informações diárias a respeito da sua demanda. Porém, é preciso lembrar que ele não possui conhecimento no que diz respeito aos termos jurídicos e às leis, motivo pelo qual o profissional deve ter especial atenção à boa comunicação.

#2 Boa comunicação e transparência

A utilização de uma linguagem objetiva e clara também é uma das coisas que o cliente espera do seu advogado. Para que ele compreenda o caso, o profissional deve caprichar na comunicação, tornando a informação acessível, o que o possibilita administrar suas apreensões e ter confiança no serviço contratado.

Essa boa comunicação também tem ligação com a transparência. As expectativas do cliente em relação ao processo são enormes, por isso, além da linguagem bem utilizada, o advogado deve informá-lo acerca do andamento processual, valorizando a transparência das informações.

Em muitos casos, os profissionais se deparam com meros andamentos ordinários (juntada de petição, de documentos etc.), mas mesmo isso deve ser informado e traduzido para tranquilizar a parte interessada.

#3 Disponibilidade

Ainda conectado com o bom relacionamento e comunicação, o mínimo que um cliente espera do seu advogado é que ele tenha tempo e disponibilidade para atendê-lo. Isso não está apenas conectado com o fato de que é ele quem paga pelos honorários e pela prestação de serviços: tem ligação com a apreensão que um conflito judicial traz, o que faz nascer a necessidade de amparo.

O profissional que se mostra disponível causa um sentimento acolhedor e demonstra compreensão acerca da aflição que o caso gera. Por isso, separar um tempo para informar o cliente a respeito dos andamentos e diligências que envolvem o processo é essencial.

Não há a necessidade de essas atualizações serem feitas sempre pelo advogado, uma vez que muitos escritórios possuem equipe de relacionamento com o cliente. O importante é informa-lo! E uma dica: dar o número de telefone ou e-mail também ajuda no seu acolhimento!

#4 Cumprimento dos prazos e agilidade na resolução

Ter agilidade para resolver as demandas do caso contribui para que as expectativas do cliente sejam administradas durante a ação. E não falamos, apenas, sobre cumprir as diligências normais do processo, mas de ter proatividade. Determinadas demandas requerem atitudes presenciais no Fórum para que o processo tenha um andamento mais rápido, por exemplo.

A agilidade também ajuda a lidar com as inseguranças do cliente, que é uma das habilidades que um advogado de sucesso deve ter. Sabe-se que o profissional lida simultaneamente com muitos processos e deve ter conhecimento sobre todos eles – se for ágil, conseguirá se organizar perfeitamente para cumprir todos os prazos.

Afinal, saber sobre a situação processual da causa é uma das coisas mínimas que o cliente espera do seu advogado.

#5 Pontualidade e organização

Para administrar os processos e seus respectivos prazos, não basta agilidade. O advogado deve se organizar para honrar os compromissos assumidos, e, para tanto, precisa se organizar – é isso que permite o profissional dar conta de todos os processos dentro do prazo.

Pontualidade e disciplina devem, também, fazer parte da rotina do bom advogado – e de qualquer profissional que deseja alcançar sucesso. Imagine que exista uma audiência no fórum com a parte contrária, na presença de seu contratante. Qualquer atraso pode não só comprometer o processo, mas a relação construída entre advogado e cliente.

#6 Habilidade para resolver questões burocráticas

O processo civil brasileiro é detalhado e cheio de nuances, e advogados menos experientes podem cometer equívocos. Para que a prestação de serviços jurídicos atenda às expectativas do cliente, o profissional deve saber resolver qualquer questão burocrática que decorra do processo.

E, aqui, não falamos apenas de processos judiciais, mas também dos procedimentos administrativos próprios de uma empresa que demandam auxílio jurídico. Um exemplo corriqueiro em Sociedades Anônimas, por exemplo, é a necessidade de publicação do DOU. Se a equipe jurídica da empresa não sabe como lidar com essa demanda, certamente o gestor procurará por outros profissionais para isso.

#7 Consultoria para oportunidades de negócio

Por fim, mas não menos importante, toda empresa tem advogados em sua equipe para lidar com contencioso e administrativo. É sabido que o corpo jurídico de uma organização é fundamental para a tomada de decisões do gestor, mas não só isso: o advogado deve prestar consultoria para avaliar e mostrar oportunidades de negócio.

Imagine que uma empresa tributada pelo Lucro Presumido se encaixe melhor no regime do Simples Nacional. Um bom advogado tributarista pode sugerir um planejamento tributário para reduzir os custos do negócio.

Da mesma forma, a presença de um advogado em uma agência de publicidade pode ser o motor para alavancar os negócios ao sugerir que se entre nos processos licitatórios da administração pública.

Portanto, o profissional que presta consultoria para oportunidades de negócio ganha a confiança do seu contratante, porque é isso que o cliente espera do seu advogado.

Todas essas características estão intrínsecas a um advogado de sucesso, pois atendem às expectativas de qualquer cliente. Como consequência, vem a fidelização da clientela, que é o cerne do crescimento profissional de um advogado.

E então, você pontuaria mais alguma expectativa que todo cliente espera do seu advogado? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!