Entenda O Que São Licitações

Entenda o que são licitações

Manter o negócio estável e lucrativo por meio de uma parceria duradoura com um cliente confiável é o sonho de muitos empreendedores, e um desses clientes perfeitos é o Governo. Portanto entenda o que são licitações e aprenda como sua empresa pode conquistar uma licitação do Governo.

O que são licitações?

De forma resumida, uma licitação é o processo contratual adotado perante a lei, pelas administrações públicas (sejam elas governos federais, estaduais, municipais, ministérios, entidades públicas, etc.), para que um órgão do governo compre ou contrate um produto ou serviço.

Como funciona uma licitação?

A partir do momento em que uma entidade pública sente a necessidade de um produto ou serviço ela deve documentar, adquirir verba e autorização, depois ela abre uma espécie de convocação, por meio de edital público ou convite, em que empresas privadas conhecem as condições pré-estabelecidas pela entidade e descobrem se acatam ou não, com o objetivo de atender a demanda.

Por exemplo, a prefeitura da cidade de Guarujá resolveu reformar um hospital público, para isso ela abriu um edital para encontrar a melhor empresa de engenharia (que atendesse os requisitos técnicos do edital), e a construtora mais econômica (que entregasse a obra com o melhor custo benefício). Entendeu?

Tipos de licitações

De acordo com a demanda dos órgãos públicos é possível estabelecer alguns tipos de licitações, com o objetivo de encontrar a melhor empresa (que atenda todos os requisitos técnicos com qualidade), a empresa mais rápida, mais econômica, entre outros objetivos.

A forma de avaliação e escolha dos inscritos nas licitações normalmente variam em três tipos básicos: concorrências, tomadas de preços e cartas convites.

Entendeu o que é e como funcionam as licitações públicas? Elas são os meios legais em que os órgãos públicos contratam serviços e adquirem produtos. Se você quiser saber sobre diários oficiais e outras informações sobre governos e entidades acompanhe o portal e-Dou diariamente!

Você também vai gostar de:

1 – Conheça o Banco Central e Seu Papel na Economia

2 – Diferença entre Microempresa e Pequena Empresa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*