Tipos Legais de Financiamento de Veículo no Brasil

08 de março de 2017
0
Conheça os tipos de financiamento de veículo

Em nosso país, o sonho de ter o próprio carro pode ser facilitado de algumas formas. As mais comuns, no entanto, estão ligadas diretamente ao financiamento, que pode ocorrer por meio de instituições financeiras (bancos ou financeiras). E se o seu plano é comprar um carro por meio dessa alternativa, antes você precisa conhecer os dois tipos legais de financiamentos de veículos no Brasil, saber a diferença entre eles e entender como funcionam.

CDC

A modalidade de financiamento mais comum é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Isso porque, ele possui benefícios que não são encontrados em um consórcio, por exemplo, ou até mesmo no Leasing (a outra opção de financiamento). Quer um exemplo? O CDC é o único tipo legal de financiamento de que você consegue colocar o carro em seu próprio nome enquanto ainda faz o pagamento das parcelas.

Como o pagamento do automóvel é realizado pelo banco, o carro vai ficar em seu nome, mas estará alienado à instituição financeira escolhida, ou seja, não poderá ser negociado até que você efetue todo o pagamento.

Leasing

Ao contrário do que acontece no CDC, os carros financiados pelo Leasing ficam no nome da financiadora escolhida, pois é ela quem compra o automóvel. É somente quando todas as parcelas são quitadas, que o comprador consegue transferir toda a documentação do veículo para o seu nome.

Embora o Leasing seja uma espécie de aluguel de carros, a vantagem é que esta opção costuma ter taxas menores que o CDC, por exemplo, já que não é cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Nos dois tipos legais de financiamentos de veículos no Brasil, as taxas de juros são fixadas no momento em que o contrato é fechado e você pode optar pelo banco ou financiadora que melhor atendem às suas necessidades, sem a precisar da intermediação das concessionárias. E aí? Já sabe o que é melhor para você?