Descubra as Vantagens da Previdência Privada

Conheça algumas das vantagens da previdência privada

Não são raras as mudanças que acontecem nas regras da aposentadoria. Com isso, muitas dúvidas são geradas e, diante de um cenário incerto, algumas opções – para garantir um bom futuro – começam a ser cogitadas. Uma dessas opções é a previdência privada.

Ao aderir à um plano, o segurado consegue garantir o benefício da aposentaria de um modo particular, sem que utilize os critérios do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, e ainda conta com uma série de vantagens. Veja algumas delas a seguir:

Tranquilidade financeira

Com o pagamento completo de um plano de previdência privada, é possível complementar a renda que será recebida quando acontecer a aposentaria por meio do INSS, cujo valor máximo, por aposentado, não chega à R$ 6.000,00. Além de ser também uma alternativa para fugir da reforma na previdência social.

Assim, a previdência privada serve como um suporte financeiro a mais e é recomendado para quem deseja receber, mensalmente, mais do que o teto estipulado pelo INSS e também para quem ainda não pretende se aposentar, ou seja, que tenha bastante tempo para contribuição.

Facilita aplicações financeiras

A previdência privada é, na verdade, um grande investimento a longo a prazo. Quando se começa a pagar um plano, a instituição escolhida usa o dinheiro recebido para fazer aplicações financeiras, que podem ser em ações e títulos públicos, por exemplo.

Dessa forma, o segurador paga, com as taxas administrativas da previdência privada, para o banco fazer investimentos para ele. Isso é ideal para todas as pessoas que desejam investir de alguma forma, mas não entendem do mercado financeiro ou não têm tempo suficiente para se dedicar à investimentos.

Resgates diferenciados

Os planos de previdência privada possuem um tempo de carência para que o resgate do dinheiro investido seja feito. Esse tempo costuma ser de 60 dias a 24 meses, dependendo da instituição financeira e, se for descumprido, está sujeito ao pagamento de taxas.

No entanto, se o segurador não precisar reaver esse dinheiro em curto prazo – e por isso, dentre outros motivos, a previdência privada é mais indicada aos mais novos – ele tem a vantagem de conseguir fazer resgates diferenciados quando o plano acabar. As duas principais opções são:

1. Resgatar o dinheiro investido de uma vez só;
2. Resgatar o dinheiro investido em parcelas, ou seja, todo mês.

Possibilidade de suspender o plano

Um dos grandes empecilhos para as pessoas não aderirem à previdência privada, é o medo do desemprego e de não conseguir pagar as parcelas do plano escolhido. No entanto, isso não é, de farto, um motivo para preocupação.

Nos momentos de aperto, ou de crise financeira, o segurador pode optar por suspender seu plano pelo tempo que for necessário. Durante essa suspensão, só são cobradas as taxas administrativas e a vantagem maior é que o investimento feito continua rendendo.

Antes de contratar um plano, porém, saiba que a previdência privada nada mais é do que um investimento à longo prazo. E como tal, possuí algumas desvantagens que devem ser levados em consideração. Por isso, mesmo diante das vantagens apresentadas, o recomendado é pesquisar a fundo este assunto. E para manter-se sempre bem informado, continue navegando no E-DOU, o portal do Diário Oficial da União!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*