Veja como o Abono Salarial beneficia o trabalhador

O abono salarial é um dos benefícios mais importantes e mais esperados do ano pelo trabalhador brasileiro, mas você sabe como ele funciona? E como fazer para recebe-lo? Saiba tudo sobre aqui!

Mas afinal, o que é Abono Salarial?

O abono salarial (do PIS) é um salário mínimo pago uma vez ao ano para o trabalhador (pelo Governo Federal).

Quem tem direito ao abono salarial em 2017

Nem todas as pessoas possuem direito ao abono salarial. Existe uma série de exigências para se encaixar; regras estabelecidas pelo Governo federal, e são elas:

  • Ter cadastro de 5 anos, no mínimo, no Programa de Integração Social;
  • A renda declarada mensal do trabalhador não pode ter sido superior a dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano anterior ao recebimento do PIS (podendo ser consecutivos ou não);
  • A empresa precisa entregar a Relação Anual de Informações Sociais, ou RAIS, ao Ministério do Trabalho;
  • Empregadas domésticas e diaristas, ainda que possuam carteira de trabalho assinada, não possuem direito ao abono salarial, pois não têm vínculos com uma empresa que preste contas junto ao Ministério do Trabalho.

Qual o Valor do PIS

O valor corresponde ao de um salário mínimo. Em 2016 foi aprovado em R$880, porém, com o reajuste do salário mínimo no início de 2017, o montante do Abono Salarial agora é de R$960. É esperado que no próximo ano haja reajuste novamente.

Como receber o abono salarial de 2017

Ainda que a maioria dos trabalhadores saiba como realizar o saque, ainda há pessoas com dúvidas acerca de como receber o abono.

Por ser um benefício distribuído pela Caixa Econômica Federal, pode ser sacado nas diversas agências desse banco, tanto no atendimento pessoal quanto no caixa. Há também a possibilidade de receber em lotéricas conveniadas.

É necessário que o cidadão titular da conta esteja portando um documento com fotografia para identificação e também o cartão do cidadão. Isso facilita muito o processo.

Datas de Pagamento do Abono Salarial

O pagamento do abono salarial do PIS geralmente acontece:

  • Se realizado pelas empresas: Entre Julho e Setembro
  • Quando realizado por outras organizações (que não empresas): Pode ser recebido nas agências da Caixa entre Agosto do mesmo ano e Julho do ano seguinte. Neste caso, é preciso verificar se o pagamento já está liberado para ser entregue. A data do pagamento vai sempre variar de acordo com o mês de aniversário do contemplado.

Conheça o E-DOU e veja como ele pode te ajudar!

O E-DOU é uma plataforma para consultar os diversos diários oficiais e possibilita aos usuários conferir gratuitamente os conteúdos de maior relevância divulgados, tanto pelo governo, quanto pelo setor privado no DOU (Diário Oficial da União) e nos DOE (Diários Oficiais dos Estados).

Qualquer publicação no DOU é de competência federal, e são usadas para informar a validação de comunicados relevantes para a sociedade.

Navegue pelo site e confira todos os destaques.

Até a próxima!

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*