O que Fazem as Forças Armadas do Brasil?

22 de junho de 2017
0
O que fazem as Forças Armadas

Sempre que a segurança do Brasil é ameaçada e o governo precisa tomar atitudes mais drásticas, surgem notícias sobre a atuação das Forças Armadas, que agem para conter a situação, manter a paz no país ou ainda para auxiliar casos delicados, ligados à sociedade civil.

Porém, quando não há guerra, calamidades, acidentes, riscos de invasões, ou qualquer situação de perigo, o que fazem as Forças Armadas? Qual a missão e a real importância dela para a sociedade brasileira? Tais questões, dentre outras, são respondidas a seguir. Entenda:

Missão das Forças Armadas

Formada pelo Exército, pela Marinha e também pela Aeronáutica, as Forças Armadas tem como principal missão a defesa do Brasil. Segundo o Art. 142 da Constituição Federal de 1988, essas três Forças visam ainda garantir a lei, a ordem e também os poderes constitucionais vigentes, contribuindo com a segurança não só do país, mas também dos cidadãos brasileiros.

Ainda de acordo com a Constituição, as Forças Armadas são instituições permanentes, que estão à disposição do presidente da república, que é o Comandante Supremo das Forças Armadas, para agir sempre que necessário, a fim de cumprir a missão que carrega.

Exemplos de atuação

Como visto, a atuação das Forças Armadas é destinada à proteção do país. Porém, não é necessário que uma guerra comece para que o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica entrem em ação.

Já aconteceram casos em que as Forças Armadas foram acionadas por meio da Garantia da Lei e da Ordem, em prol da preservação do patrimônio público durante atos de vandalismos que aconteceram em meio a manifestações.

Além disso, essas instituições também já atuaram em diversas missões de paz da ONU e em operações de grande porte, como, por exemplo, a operação Ágata 8, que uniu as três Forças no combate ao narcotráfico, ao contrabando, tráfico de armas, crimes ambientais, dentre outros atos ilícitos ligados às fronteiras do país.

Tais ações, exemplificam a importância das Forças Armadas para todo o Brasil. Mesmo quando, aparentemente, não há riscos, os militares das três forças trabalham em prol da defesa da pátria.

Gostou de se informar sobre o assunto? Então continue navegando no E-DOU, o portal de consulta aos diários oficiais.