Como fazer uma ata de reunião simples

ata de reunião

Para saber como fazer uma ata de reunião simples, basta seguir alguns passos aqui enunciados. Acompanhe!

Redigir ata de reunião requer alguma atenção, já que todos os detalhes são importantes e não podem passar despercebidos. Compreenda melhor sobre o assunto aqui.

Importância da Ata de Reunião

Ainda que o ambiente de trabalho seja informal, toda reunião deve ser registrada e transmitida aos seus participantes, contento os principais assuntos tratados e conclusões a que chegaram.

Para entender melhor veja aqui o que é uma ata de reunião.

Houve um tempo em que as atas tinham fama de serem extremamente complexas, principalmente pela linguagem formal e rebuscada que era exigida.

Hoje, a exigência do português carregado diminuiu, e as atas passaram a ser mais práticas, tanto para elaboração quanto compreensão de todos. Algumas regras ainda residem, principalmente as que tratam das informações imprescindíveis.

Existem algumas dicas de como escrever uma ata da forma correta. Acompanhe:

Como redigir ata de reunião simples

  • Data, local e horário são fundamentais. Procure citar o horário de início e fim da reunião;
  • Em seguida cite todas as pessoas presentes e seus respectivos cargos. Quem tiver acesso a essa ata tem o direito de saber com clareza quem estava presente durante a tomada de decisões;
  • Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos;
  • Siga com as discussões abordadas, relatando o porquê de algumas ideias não terem sido aprovadas e porque outras decisões foram tomadas. Dessa forma, a chance de trazer à tona uma mesma discussão em várias reuniões é bem menor;
  • Com relação aos compromissos para o pós-reunião, é preciso deixar bem claro qual o prazo para executar as ações necessárias, quem deve ser o responsável por cada tarefa (o que pode envolver mais de uma pessoa, quando se trata, por exemplo, de equipes); e qual a data, horário e participantes da próxima reunião;

Visto que uma ata para reunião precisa constar de todas essas informações, já que a falta delas pode deixar os leitores repletos de dúvidas, leia mais sobre a elaboração da ata de reunião.

Publique ata de reunião no Diário Oficial da União com o E-DOU

O E-DOU é uma plataforma que intermedia relações de consulta e publicação entre a população e os Diários Oficiais da União e dos Estados.

Hoje em dia as atas estão mais modernas e muitas empresas adotaram a postura de publicá-las no DOU (Diário Oficial da União) e nos DOEs (Diários Oficiais dos Estados) para deixar os cidadãos e outros funcionários da empresa a par de todas as decisões tomadas pelas equipes responsáveis.

Você pode conferir todos os motivos pelos quais é importante montar uma ata de reunião de forma correta e publicá-la no Diário Oficial da União.

Através do E-DOU é possível realizar consultas gratuitas no DOU, além de publicações com as mais variadas finalidades.

Navegue pelo site para obter mais informações ou entre em contato para tirar todas as dúvidas acerca de atas de reunião e outros assuntos.

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