5 pontos chave para registrar as informações importantes de uma reunião

07 de novembro de 2017
0

Confira cinco pontos cruciais para considerar na hora de registrar na ata de reunião as principais informações sobre tomadas de decisão.

Reuniões e assembleias são, na maioria das vezes, fundamentais para chegar a uma tomada de decisão ou definição de planos da empresa, negócio ou condomínio. É através desses diálogos que se pode gerar resultados positivos no geral, e a ata de reunião possui papel muito importante no processo.

A ata oficializa as decisões, datas acordadas, ações e também dificuldades apresentadas, ajudando a evitar desentendimentos e confusões.

Leia mais sobre o que é uma ata aqui.

Pode parecer um assunto simples, mas o desenvolvimento da ata de reunião é de extrema importância. Acompanhe 5 pontos chave para registrar informações de forma correta:

Como registrar informações de uma reunião em 5 passos

1-    Domine os principais assuntos da reunião

Dar início a uma conversa de forma vaga, sem um direcionamento pré estabelecido, só levará a uma perda total de tempo, além de resultados inconclusivos. O correto aqui é já ter os principais assuntos bem definidos, inclusive na ata, antes mesmo de começar.

A ata deve contar com os temas que serão conversados. Os objetivos devem ser específicos para que não haja dúvidas e para que a discussão seja focada.

2-    Escolha bem o responsável por redigir a ata de reunião

A escolha daquele que ficará responsável por escrever a ata deve ser sempre alguém capaz de anotar todos os pontos importantes discutidos e decididos na conversa, sem omitir quaisquer tipos de informações.

Saiba mais sobre como escrever uma ata de reunião.

Para tal, é recomendável que a pessoa saiba escrever bem, de forma atenciosa e rápida. Além disso, o responsável deve ter apenas essa obrigação, não podendo ser o diretor ou presidente da reunião.

3-    Redija uma ata com clareza

As atas devem ser claras e práticas. Por se tratar de um documento para registrar as decisões tomadas em uma reunião, e por ser acessível por todos aqueles que serão influenciados por tais acordos, não deve ser complexo ou de difícil compreensão.

4-    Utilize tópicos para deixar a ata organizada

Como todos os temas abordados e decisões tomadas precisam ser devidamente registrados (incluindo também os pontos que não foram aprovados), é altamente recomendável que as anotações sejam realizadas em tópicos.

Dessa forma, fica garantido que todos os temas serão discutidos e que cada conclusão fique bem exposta para quem quiser conferir o documento. Ter um modelo salvo pode ajudar, e muito, na hora de organizar a ata, já com as padronizações e informações de praxe.

5-    Atente-se aos planos de ações

Planos de ações são um dos pontos mais importantes em uma reunião. São eles que garantem, entre outras coisas, o futuro da empresa.

Ao definir as metas, os responsáveis por cada ação, e as datas previstas para cada objetivo, as chances de serem bem sucedidos é muito maior.

Realize consultas e publicações nos Diários Oficiais com o E-DOU

O E-DOU é uma plataforma online especializada em intermediar consultas e publicações nos Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios.

As informações acordadas durante uma reunião não podem ser perdidas e, por isso, a ata de reunião é o melhor caminho para garantir a documentação de todos os pontos relevantes.

Veja mais sobre a importância de publicar ata de reunião.

Para mais informações, navegue pelo site.