Como lidar com os desafios da Geração Y?

08 de dezembro de 2016
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Os profissionais que integram a chamada geração Y são aqueles jovens que nasceram no início dos anos 80 até o início dos anos 2000. Assim como sua antecessora, a geração X, esse grupo possui diversas características singulares, e promete trazer mudanças profundas nos ambientes de trabalho.

Você sabe quais são essas características e como elas podem afetar o ambiente corporativo? Confira agora mesmo neste artigo do e-Dou:

Geração Y

– Antes de tudo, é importante compreender que a geração Y se desenvolveu com tecnologias ao seu redor e viu o acesso à informação aumentar exponencialmente, por meio da democratização da TV e da Internet. Dessa forma, os jovens nascidos nessa época são imediatistas, e possuem uma boa capacidade multitarefa e visão global aguçada. Contudo, por terem muito acesso a informação, podem se tornar superficiais e dispersos.

– Segundo especialistas, os profissionais da geração Y buscam conforto no ambiente de trabalho e uma rápida ascensão. Por serem mais imediatistas, não se preocupam tanto em construir carreiras consistentes numa empresa – sendo assim, se alguma oportunidade melhor surgir, eles não ficarão receosos na hora de fazer a mudança.

– Esse tipo de risco faz parte de um contexto onde a questão financeira não figura como a mais importante. Para esses profissionais, questões como flexibilidade, dinamismo, ambiente agradável e possibilidade de desenvolver habilidades e expressar opiniões pode pesar mais na balança.

– Dessa forma, o papel do chefe autoritário não cabe mais para a geração Y. Na verdade, o modelo ideal dessa figura numa empresa é de um líder que consegue desenvolver tarefas junto com a equipe, estando disposto a ouvir opiniões divergentes e auxiliar a equipe no que for necessário. Portanto, podemos concluir que o diálogo é fator crucial num ambiente de trabalho favorável para a geração Y.

– Empresas que oferecem flexibilidade são muito bem vistas pela geração Y. Personalização de horários e de atividades demonstra uma ótima maneira de trabalhar o potencial de cada colaborador – que irá se sentir motivado ao ver que pode ter mais liberdade de escolha no ambiente de trabalho.

– Outro ponto bastante importante para os jovens Y é a questão do feedback. Por possuírem um forte desejo de desenvolver habilidades e de se engajar com ideais que acredita, torna-se essencial receber uma resposta por parte dos líderes. E essa resposta deve ser exposta com frequência, de forma natural e colaborativa, a fim de que o autoconhecimento o ajude a crescer nos pontos fortes e melhorar nos pontos fracos.

– Uma empresa onde todos devem estar vestidos de roupa social já não chama a atenção da geração Y. Esses jovens preferem ambientes mais informais, confortáveis e que eles possam se sentir menos retraídos.

– Ter reconhecimento é uma das metas dessa geração. Por isso, está mais interessada em conhecer os planos da companhia e qual o seu papel neles. E se perceberem que não se encaixam nessas metas, provavelmente se sentirão tentados a buscar um outro lugar.

 

O que achou deste artigo? Você faz parte da geração Y e se identificou?

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