Para quem costuma acompanhar as principais novidades sobre o mercado financeiro, provavelmente já ouviu falar a respeito do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
IPCA e como ele afeta a economia
A fim de recapitular e também informar os que ainda não têm conhecimento, podemos destacar que o IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e costuma ser empregado em diversos contratos e investimentos do governo, tais como reajuste do salário mínimo e atualização de outros valores.
Esse índice tem sido calculado desde 1979, e tem como objetivo definir as taxas de inflação na economia do País. O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central costumam utilizar os dados do IPCA a fim de analisar se o governo está atingindo metas de inflação. Além disso, também verifica se o custo de vida das famílias aumentou muito em determinado período – tudo isso com a finalidade de elaborar políticas monetárias e também implantar medidas complementares de governança na área da economia.
Na prática, o IPCA é calculado por meio de pesquisas empíricas sobre os níveis de preço nas 9 principais regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.
Dessa forma, a verificação inclui tanto os valores comercializados no varejo quanto no atacado para famílias que recebem entre um e 40 salários mínimos. No total, são considerados nove grupos de produtos e serviços, dos quais podemos dividir da seguinte maneira: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Esse itens ainda são subdivididos em outros itens. Por fim, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.
Como resultado, o índice pode influenciar a vida dos brasileiros de diversas maneiras: existem comerciantes que ajustam valores de produtos a partir dos resultados, e até mesmo contratos de aluguel que contam com regras de reajuste anual baseados no IPCA. Vale ainda citar que existem títulos do Tesouro Nacional que adotaram o esquema de remuneração variável de acordo com esse número.
Diante dessas informações, é importante ressaltar que – em momentos de inflação alta – podem existir implicações relacionadas ao IPCA. Entre as principais, destaque para o Tesouro Direto (principalmente os do NTN-B); alguns fundos de investimentos (verifique o funcionamento de cada um deles); algumas modalides de Letra de Crédito Imobiliário.
–
Quer conferir alguma publicação no DOU – Diário Oficial da União? Acesse agora mesmo o E-DOU.
O E-DOU é um portal para consultas de diários oficiais que permite à sociedade conferir gratuitamente conteúdos de relevância pública divulgados pelo governo e pelo setor privado no Diário Oficial da União (DOU) e nos Diários Oficiais dos Estados (DOE).
Sendo assim, se você deseja consultar o Diário Oficial da União da sua cidade, acesse agora mesmo o portal e fique por dentro de assuntos importantes a todo cidadão brasileiro.
Além disso, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com quem ainda não conhece o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e quais são as suas implicações na economia.