O abono salarial é um dos benefícios mais importantes e mais esperados do ano pelo trabalhador brasileiro, mas você sabe como ele funciona? E como fazer para recebe-lo? Saiba tudo sobre aqui!
Mas afinal, o que é Abono Salarial?
O abono salarial (do PIS) é um salário mínimo pago uma vez ao ano para o trabalhador (pelo Governo Federal).
Quem tem direito ao abono salarial em 2017
Nem todas as pessoas possuem direito ao abono salarial. Existe uma série de exigências para se encaixar; regras estabelecidas pelo Governo federal, e são elas:
- Ter cadastro de 5 anos, no mínimo, no Programa de Integração Social;
- A renda declarada mensal do trabalhador não pode ter sido superior a dois salários mínimos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano anterior ao recebimento do PIS (podendo ser consecutivos ou não);
- A empresa precisa entregar a Relação Anual de Informações Sociais, ou RAIS, ao Ministério do Trabalho;
- Empregadas domésticas e diaristas, ainda que possuam carteira de trabalho assinada, não possuem direito ao abono salarial, pois não têm vínculos com uma empresa que preste contas junto ao Ministério do Trabalho.
Qual o Valor do PIS
O valor corresponde ao de um salário mínimo. Em 2016 foi aprovado em R$880, porém, com o reajuste do salário mínimo no início de 2017, o montante do Abono Salarial agora é de R$960. É esperado que no próximo ano haja reajuste novamente.
Como receber o abono salarial de 2017
Ainda que a maioria dos trabalhadores saiba como realizar o saque, ainda há pessoas com dúvidas acerca de como receber o abono.
Por ser um benefício distribuído pela Caixa Econômica Federal, pode ser sacado nas diversas agências desse banco, tanto no atendimento pessoal quanto no caixa. Há também a possibilidade de receber em lotéricas conveniadas.
É necessário que o cidadão titular da conta esteja portando um documento com fotografia para identificação e também o cartão do cidadão. Isso facilita muito o processo.
Datas de Pagamento do Abono Salarial
O pagamento do abono salarial do PIS geralmente acontece:
- Se realizado pelas empresas: Entre Julho e Setembro
- Quando realizado por outras organizações (que não empresas): Pode ser recebido nas agências da Caixa entre Agosto do mesmo ano e Julho do ano seguinte. Neste caso, é preciso verificar se o pagamento já está liberado para ser entregue. A data do pagamento vai sempre variar de acordo com o mês de aniversário do contemplado.
—
Conheça o E-DOU e veja como ele pode te ajudar!
O E-DOU é uma plataforma para consultar os diversos diários oficiais e possibilita aos usuários conferir gratuitamente os conteúdos de maior relevância divulgados, tanto pelo governo, quanto pelo setor privado no DOU (Diário Oficial da União) e nos DOE (Diários Oficiais dos Estados).
Qualquer publicação no DOU é de competência federal, e são usadas para informar a validação de comunicados relevantes para a sociedade.
Navegue pelo site e confira todos os destaques.
Até a próxima!