Para saber como fazer uma ata de reunião simples, basta seguir alguns passos aqui enunciados. Acompanhe!
Redigir ata de reunião requer alguma atenção, já que todos os detalhes são importantes e não podem passar despercebidos. Compreenda melhor sobre o assunto aqui.
Importância da Ata de Reunião
Ainda que o ambiente de trabalho seja informal, toda reunião deve ser registrada e transmitida aos seus participantes, contento os principais assuntos tratados e conclusões a que chegaram.
Para entender melhor veja aqui o que é uma ata de reunião.
Houve um tempo em que as atas tinham fama de serem extremamente complexas, principalmente pela linguagem formal e rebuscada que era exigida.
Hoje, a exigência do português carregado diminuiu, e as atas passaram a ser mais práticas, tanto para elaboração quanto compreensão de todos. Algumas regras ainda residem, principalmente as que tratam das informações imprescindíveis.
Leia também o E-book com Dicas para fazer ata de reunião de assembleia
Existem algumas dicas de como escrever uma ata da forma correta. Acompanhe:
Como fazer uma ata de reunião simples
- Data, local e horário são fundamentais. Procure citar o horário de início e fim da reunião;
- Em seguida cite todas as pessoas presentes e seus respectivos cargos. Quem tiver acesso a essa ata tem o direito de saber com clareza quem estava presente durante a tomada de decisões;
- Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos;
- Siga com as discussões abordadas, relatando o porquê de algumas ideias não terem sido aprovadas e porque outras decisões foram tomadas. Dessa forma, a chance de trazer à tona uma mesma discussão em várias reuniões é bem menor;
- Com relação aos compromissos para o pós-reunião, é preciso deixar bem claro qual o prazo para executar as ações necessárias, quem deve ser o responsável por cada tarefa (o que pode envolver mais de uma pessoa, quando se trata, por exemplo, de equipes); e qual a data, horário e participantes da próxima reunião;
Visto que uma ata para reunião precisa constar de todas essas informações, já que a falta delas pode deixar os leitores repletos de dúvidas, leia mais sobre a elaboração da ata de reunião.
Publique ata de reunião no Diário Oficial da União com o E-DOU
O E-DOU é uma plataforma que intermedia relações de consulta e publicação entre a população e os Diários Oficiais da União e dos Estados.
Hoje em dia as atas estão mais modernas e muitas empresas adotaram a postura de publicá-las no DOU (Diário Oficial da União) e nos DOEs (Diários Oficiais dos Estados) para deixar os cidadãos e outros funcionários da empresa a par de todas as decisões tomadas pelas equipes responsáveis.
Você pode conferir todos os motivos pelos quais é importante montar uma ata de reunião de forma correta e publicá-la no Diário Oficial da União.
Através do E-DOU é possível realizar consultas gratuitas no DOU, além de publicar no Diário Oficial da União, no diário oficial do Estado e dos Município.
Navegue pelo site para obter mais informações ou entre em contato para tirar todas as dúvidas acerca de atas de reunião e outros assuntos.
Acesse o blog do E-DOU e acompanhe os conteúdos sobre publicações oficiais.