Como pesquisar nos Diários Oficiais

07 de agosto de 2015
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Os jornais oficiais são veículos de informação dedicados à publicação de ações do governo – leis, decretos, portarias, licitações, concursos, etc. – e de entidades sociais e privadas que precisam tornar públicos alguns informes, como contratações, estatutos, atas, balanços patrimoniais e outros dados.

A maioria dos diários oficiais (da União e de cada um dos Estados brasileiros) já possui versão digitalizada. Isso facilita bastante a busca por matérias específicas, por exemplo, editais, convocações e instruções normativas. Essas edições online podem ser pesquisadas de modo prático e gratuito pelo sistema do E-DOU. Basta digitar o termo na caixa de busca e clicar na lupa para conferir os resultados da procura em pouquíssimo tempo.

No caso do Diário Oficial da União (DOU), a análise do termo indicado é realizada nas três seções do jornal: DOU 1 – dedicada aos atos normativos de interesse geral; DOU 2 – reservada aos atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal; DOU 3 – designada para contratos, editais, avisos e ineditoriais.