Tirar o passaporte é o passo mais importante para viajar a qualquer destino, exceto para a América do Sul. Enquanto você estiver fora do país, ele será seu principal documento. Assemelha-se a uma identidade internacional, porque identifica o cidadão brasileiro e permite sua circulação pelos portos, aeroportos e outras vias de acesso, de acordo com a legislação local. Confira os passos para obter o seu e boa viagem!
Separe a documentação necessária
Para tirar passaporte, você deverá apesentar a seguinte documentação:
- Documento de identidade – serve RG, carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho e até passaporte anterior. Se você tiver mudado de nome, também deve colocar na lista Certidão de Casamento.
- Passaporte anterior (se tiver) – caso não o apresente, será cobrada uma taxa em dobro
- Título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição. Pode ser uma declaração da Justiça Eleitoral de que você cumpriu suas obrigações eleitorais.
- CPF – somente se a numeração não constar em outro documento.
- Comprovação de quitação com serviço militar obrigatório (somente para homens).
- Certificado de Naturalização (para naturalizados).
Além desses, outros documentos poderão ser solicitados.
Preencha o formulário no site da Polícia Federal
A solicitação do passaporte é feita por meio do preenchimento do formulário disponível no site da Polícia Federal. São quatro telas em que você deverá colocar seus dados pessoais. Você também deverá selecionar o posto da PF em que você se dirigir para realizar o procedimento e agendar uma data para isso. Por fim, gere o protocolo e imprima o número. Você também deverá pegar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa. O comprovante precisa ser anexado ao restante da documentação que será apresentada à Polícia Federal.
Compareça ao posto da PF conforme agendado
No dia agendado, compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação solicitada. Esse é o último passo para tirar passaporte. O atendimento geralmente é rápido: eles tirarão sua foto, colherão sua assinatura e digitais. Feito isso, basta aguardar o prazo (geralmente de seis dias úteis) para buscar o documento. Você receberá um protocolo informando a data que ele estará pronto.
Lembrando que o passaporte tem validade de dez anos. Vencido esse prazo, você deverá revalidá-lo, repetindo os passos acima. Vale a pena consultar o site da Polícia Federal para saber mais informações sobre o procedimento.
Consulte todas as informações publicadas nos Diários Oficiais por meio do e-Dou!