O Que É e Como Funciona o Clipping?

06 de agosto de 2021
0

O clipping – ou clipagem – é o processo contínuo de monitoramento, arquivamento e análise de menções realizadas na mídia a alguma marca ou instituição. O clipping do Diário Oficial da União reúne diariamente as matérias publicadas no DOU.

Logo, as consultas podem ser feitas via internet às matérias que são publicadas em jornais físicos. Quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela funciona? Continue lendo este artigo e confira!

Como funciona o clipping?

O clipping é um dos elementos básicos para mensurar o nível de relevância de uma marca, assim como resultado de estratégias adotadas em comunicação. Quando bem elaborado, essa ferramenta é capaz de responder diversas perguntas sobre como está a imagem na mídia.

O trabalho de clipping é quase sempre feito por empresas especializadas nessa atividade ou, de forma mais simplificada, pelas próprias assessorias de imprensa. E com ele é possível identificar:

  • entender como a imprensa enxerga a marca;
  • identificar gatilhos de crise;
  • antecipar problemas;
  • gerenciar a reputação da marca na mídia;
  • entender os veículos que pautam a marca;
  • acompanhar as ações da concorrência;
  • monitorar as movimentações políticas e econômicas;
  • identificar associações de imagem;
  • analisar o sentimento das menções;
  • obter dados para executar uma comunicação mais estratégica.

Assim, a ferramenta assume um papel estratégico e muito importante para garantir um olhar completo sobre o que está na mídia e isso ajuda a evitar alguns deslizes em informações cruciais e divulgadas sobre as marcas e as tomadas de decisão.

Como ter acesso ao clipping do Diário Oficial da União?

No clipping do Diário Oficial da União, é possível ter acesso a licitações, para as empresas que desejam vender produtos e serviços para órgãos públicos. Além de ter acesso às informações de serviços públicos, concursos, editais e muito mais. 

Também é possível acessar Balanço Patrimonial, Edital de Vestibular, Ata de Reunião e outros Atos Oficiais.

Realizando o cadastro no site do E-DOU, o sistema de clipping oficial envia mensagens por meio de correio eletrônico, informando as ocorrências encontradas no dia.

Dessa forma, empresários, contadores, estudantes, advogados e profissionais de diferentes áreas conseguem se manter atualizados e podem consumir o conteúdo que consideram mais relevante para sua atuação.

Para entender melhor os trabalhos oferecidos pelo E-DOU, acesse a página com as descrições dos serviços e entre em contato!