Eleições 2016: O que iremos votar?

02 de agosto de 2016
0

As eleições 2016 estão chegando e certamente você já está ouvindo comentários relacionados aos possíveis candidatos de sua cidade, não é mesmo? Mas, você exatamente o que você irá votar nas eleições 2016? Essas eleições são municipais, ou seja, você irá votar em um prefeito com o seu vice e em um vereador.

Entenda quais são os cargos que estão em disputa esse ano e veja o que cada um faz:

Eleição de Prefeito

O prefeito é escolhido pela maioria dos votos para governar a cidade, ou seja, para controlar a administração municipal. Ele é responsável por realizar obras para o município, como pavimentação de ruas, construções de prédios públicos e até mesmo conseguir melhorias para a cidade, como uma ambulância nova ou até mesmo um ônibus escolar.

Ele é o chefe do Executivo municipal, a autoridade política da cidade. Outra função do prefeito é administrar a verba oriunda dos impostos pagos dentro da cidade, além também de sancionar e revogar leis municipais. As propostas de leis também devem ser aprovadas por ele.

Vice prefeito

Toda cidade tem apenas um prefeito e, em sua ausência alguém precisa tomar conta da cidade. Essa é a função do vice prefeito. Nas eleições 2016 ao votar em um prefeito, automaticamente você também vota em seu vice, pois eles formam uma chapa, logo, você estará votando na dupla, não somente em um ou em outro.

Sendo o segundo na hierarquia do Executivo municipal, ele é responsável por auxiliar o prefeito a administrar a cidade, podendo optar nas possíveis melhorias para o município.

Vereador

A câmara dos vereadores é composta por um grupo de pessoas também eleitas nas eleições municipais com o intuito de auxiliar o prefeito e o vice prefeito a administrarem a cidade, sendo responsáveis por fiscalizar a atuação do chefe executivo.

Cabe aos vereadores propor leis e melhorias para a cidade, além também de opinarem onde o dinheiro deverá ser gasto. Além disso, eles também são responsáveis por acompanhar o cumprimento das metas de governo e se tudo esta dentro das normas legais.

Os vereadores podem ser considerados a voz do povo, já que muitas vezes o prefeito não consegue contato direto com todos os munícipes, os vereadores possuem esse papel importante e levam as questões relacionadas à cidade até a câmara para serem discutidas e avaliadas.

O que são as coligações?

É comum que pessoas de outros partidos estejam do mesmo lado. Um exemplo é o prefeito pertencer a um partido e o vice a outro. Isso acontece porque existem as coligações, onde dois ou mais partidos se unem para conseguir vencer as eleições. As coligações são feitas a cada eleição, ou seja, as coligações da eleição 2016 podem não ser as mesmas da última eleição municipal.

Quando a coligação é formada, nenhum partido envolvido pode atuar isoladamente, todos trabalham em conjunto funcionando apenas como um partido. É preciso que os partidos escolham um representante da coligação, que fará o papel de presidente do partido.

As coligações podem ser formadas de duas maneiras:

  • Eleição Majoritária – que elege apenas prefeito e seu vice prefeito;
  • Eleição Proporcional – que elege os vereadores;

Podemos acrescentar uma terceira forma de atuação, quando a coligação funciona tanto para eleição majoritária como proporcional. Para que tudo seja feito dentro da lei, as coligações e os candidatos devem ser decididos até a o dia 5 de agosto do ano das eleições.

O número de candidatos e também de vereadores eleitos pode variar de acordo com o tamanho de cada município. Vale ressaltar que nas eleições 2016 o número de candidatas mulheres precisa ser proporcional ao número de candidatos homens.

Ao escolher o seu candidato a prefeito e ao vereador de seu município leve em consideração alguns pontos importantes, afinal, são eles que irão cuidar da cidade em que você vive e proporcionar melhorias. Analise por exemplo, o histórico de cada candidato, além do plano de governo sugerido por ele.

Confira mais conteúdos no E-DOU! O E-DOU é um portal para consultas de diários oficiais que permite à sociedade conferir gratuitamente conteúdos de relevância pública divulgados pelo governo e pelo setor privado no Diário Oficial da União (DOU) e nos Diários Oficiais dos Estados (DOE).

 

Você também vai gostar de:

  1. Conheça as novas regras para as eleições Municipais de 2016

  2. O que Acontece se eu não Votar?

  3. Votação biométrica – Conheça essa modalidade e saiba se é obrigatório fazer o cadastramento para as próximas eleições

  4. Saiba Como Funciona o Sistema Partidário Brasileiro