Votação biométrica – Conheça essa modalidade e saiba se é obrigatório fazer o cadastramento para as próximas eleições

votação biométrica

Biometria designa um método automático de reconhecimento individual com base em medidas biológicas e características comportamentais. No caso da votação biométrica, o cadastro é efetuado pela Justiça Eleitoral. Conheça essa modalidade e saiba se é obrigatório fazer o cadastramento para as próximas eleições.

Biometria

A biometria mais implementada é a impressão digital, usada há mais de um século. Mas, outros tipos também estão sendo estudados e, aos poucos, implementados: geometria das mãos, assinatura, reconhecimento da face e íris. O sistema biométrico tem a finalidade de reconhecer e identificar uma pessoa previamente cadastrada.

Votação Biométrica

O cadastramento biométrico está sendo efetuado gradativamente pela Justiça Eleitoral e os dados são coletados por um scanner de alta definição. O recadastramento biométrico, também chamado de “votação biométrica”, serve para fazer a identificação do eleitor por meio da impressão digital, permitindo que ele vote após feito o reconhecimento das informações.

Vantagens da votação biométrica

A maior vantagem desse novo sistema é a segurança. Pois, deste modo, a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro será anulada, tornando assim, o sistema de votação eletrônica mais seguro.

Obrigatoriedade do novo sistema

A biometria é dividida em dois tipos: extraordinária e ordinária. No caso da biometria ordinária, não é obrigatório o recadastramento do eleitor, com isso, não há penalidade. Já a biometria extraordinária cancela o título se o eleitor não comparecer ao chamado da Justiça Eleitoral, e ele não poderá votar nas eleições seguintes. Para saber se o seu município trata-se de biometria ordinária ou extraordinária, informe-se no Cartório Eleitoral mais próximo.

Recadastramento Biométrico

Para fazer o recadastramento, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou Unidade de Atendimento de sua região, portando documento original como foto e comprovante de residência recente. O processo é bem rápido, dura cerca de 15 minutos. Caso o eleitor tenha perdido o prazo, deve procurar o Cartório de sua Zona Eleitoral para obter maiores informações sobre os procedimentos que devem ser adotados. Vale ressaltar que o prazo para a votação biométrica terminou no mês de maio em vários municípios. Consulte a Unidade de Informações Eleitorais da sua região para saber sobre o processo da sua cidade.

Continue utilizando o portal e-Dou para obter informações sobre a votação biométrica.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*