Como a tecnologia revolucionou o trabalho do advogado?

05 de julho de 2017
0

A tecnologia revolucionou o trabalho do advogado e de todos os profissionais nos últimos anos. Se até a década de 90, era comum a gestão e armazenamento de documentos físicos, quase tudo pode ser feito por meio digital atualmente. Essa revolução se deu com a automação do negócio, que contribuiu para alcançar a excelência na prestação de serviços.

Veja como essas mudanças atingiram a advocacia no post de hoje.

Inovação para atingir a excelência na prestação de serviços

Implementar novas ideias gera vantagem competitiva, uma vez que uma boa novidade é sempre bem-vista pelo mercado consumidor. Um profissional da advocacia que investe em tecnologia para automatizar a gestão de seu trabalho, seja em escritório próprio ou de terceiros, se coloca em uma posição privilegiada frente aos concorrentes.

Isso porque a inovação tecnológica é capaz de trazer para o trabalho do advogado uma maior economia de tempo e aumento de produtividade. Com mais tempo disponível, é possível prospectar mais clientes e otimizar a atividade jurídica – sem contar que um profissional produtivo é mais valioso para uma empresa ou escritório.

O trabalho do advogado com menos burocracia

A administração de um escritório demanda do advogado habilidades próprias de administradores, o que nem sempre é possível, dada a especialidade de cada profissional. A gestão é algo muito burocrático, cheio de nuances, e desvia o advogado de sua atividade jurídica. Além disso, muitas tarefas na advocacia são complexas e pouco conhecidas, e demandam um tempo enorme para serem concluídas.

Esse conjunto de burocracias na gestão e na atividade-fim de um escritório só passou a ser melhor administrado com a revolução tecnológica. Imagine o tamanho do trabalho do advogado em consultar manualmente os diários oficiais para achar as matérias de interesse de seu cliente. O tempo gasto com essa tarefa certamente poderia ser destinado a uma atividade mais crucial da advocacia.

A tecnologia veio para minimizar os efeitos da burocracia no dia a dia do profissional de Direito e, para isso, trouxe novidades incríveis, como aplicativos, plataformas, softwares de gestão e de relacionamento com o cliente.

Ferramentas tecnológicas

A utilização de aplicativos e plataformas revolucionou o trabalho do advogado ao conferir boa organização pessoal e administrativa de sua atividade. Podemos encontrar no mercado ferramentas de edição de texto, organizadores e lista de tarefas, scanner manual, gerenciamento de grupos de trabalho, blocos de notas, armazenamento em nuvem, medição de produtividade e inúmeros outros.

Já os softwares de gestão jurídica aperfeiçoam os métodos de trabalho, uma vez que organizam processos, finanças e relações comerciais. Dentre as inúmeras funções dos softwares de gestão jurídica, podemos destacar o gerenciamento de processos (atualização de andamentos, inclusão de dados), o controle de prazos, a emissão de relatórios referentes à atividade jurídica, financeira e comercial e a organização das agendas de tarefas.

Alguns desses programas possuem o CRM (Costumer Relationship Manager), que é um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias com foco no cliente, utilizado pelas empresas para gerir seus relacionamentos, analisar as interações, antecipar necessidades e aumentar a captação de novos clientes.

Ou seja, além de apresentar benefícios evidentes na administração do trabalho jurídico (elaboração de agenda de compromissos, auxílio em processos operacionais, organização da informação etc.), essas ferramentas tecnológicas ainda contribuem para gerir e aumentar a cartela de clientes.

Exemplos de como a tecnologia revolucionou o trabalho do advogado

Para que não ficar apenas no campo teórico, é necessário elencar algumas soluções tecnológicas que facilitam, e muito, o trabalho do advogado. Aplicativos e plataformas são utilizados no dia a dia de qualquer profissional e, para os que exercem atividade jurídica, eles são parceiros na produtividade, na economia de tempo e no atendimento ao cliente. Veja só:

Estrutura de TI (tecnologia da informação)

O investimento em tecnologias pelos profissionais, empresas e escritórios tem como objetivo aperfeiçoar os trabalhos e gerir com mais segurança as informações pertinentes ao negócio. Por isso, é preciso investir em uma estrutura de tecnologia da informação, que pode envolver:

  • Servidores: planejamento de servidores, segurança física e lógica, sistemas operacionais, otimização de aplicações etc.
  • Networking: interação dos sistemas corporativos, o que contribui para aumentar diretamente a produtividade da equipe.
  • Redes sem fio (wireless): interconexão sem fio entre computadores por meio da utilização de tecnologia baseada em ondas de rádio, o que permite a troca informações entre si.
  • Virtualização da infraestrutura de TI: ambiente em nuvem (cloud computing), que melhora o uso dos recursos computacionais e flexibiliza a administração do ambiente, além de reduzir custos de TI e agilizar o atendimento das necessidades de negócio.
  • Rede local: rede de estabilidade no uso dos sistemas que suporta a troca de informações entre funcionários e clientes, mesmo durante os horários de maior utilização.
  • Segurança e suporte: instalação de antivírus e firewalls, backup de arquivos, gerenciamento de riscos, controle e gerenciamento da internet, acesso remoto à rede da empresa e segurança da informação.

CRM (Costumer Relatioship Manager)

Como vimos, o CRM é uma ferramenta específica para o relacionamento, e permite a centralização dos dados sobre o cliente e sua ação, mapeando todo o percurso dele no escritório: primeiro contato (atendimento), reunião para explicar a ação, acompanhamento do processo e cobrança dos honorários.

Por meio desse programa, os profissionais que têm um relacionamento com o cliente são inseridos na mesma plataforma, podendo interagir com ele, evitando erros de comunicação e de informação. No mercado jurídico, há vários softwares específicos para a área.

Boomerang For Gmail

Quando mencionamos aplicativos e plataformas, falamos de meios destinados à organização pessoal e administrativa. Algo parecido com eles são as extensões de navegadores (Internet Explores, Google Chrome, Firefox), que podem contribuir para que as tarefas feitas na internet atendam melhor ao usuário.

O Boomerang For Gmail é uma extensão que tem como principal finalidade agendar o recebimento e o envio de e-mails. Na relação entre cliente e advogado, é importante organizar essa troca de informações virtual para que atenda melhor ao interesse de ambos. Por isso, o advogado pode escrever seus e-mails a qualquer momento e agendá-los para a hora mais conveniente ao cliente.

A tecnologia trouxe inovação para a prestação de serviços jurídicos, fazendo com que ela, por meio de aplicativos, plataformas, softwares e outras soluções, facilite o trabalho do advogado e o torne um profissional de sucesso.

Quer compartilhar conosco alguma tecnologia que revolucionou seu trabalho? Escreva para a gente nos comentários e até a próxima.