PJ ou CLT — Qual Formato Escolher na Hora de Contratar

Você está com dúvidas sobre quais são as vantagens e desvantagens entre optar por um funcionário em formato de contrtação PJ ou CLT? Elaboramos este artigo para te ajudar, confira algumas informações essenciais sobre a diferença entre cada uma destas categorias.

Como funciona a contratação PJ?

A sigla PJ vem de Pessoa Jurídica e basicamente, significa que você contratará os serviços de uma empresa. Ao menos está é a definição mais simples. Caso o profissional possua uma empresa aberta, com CNPJ e emissão de nota fiscal, como microempreendedor- MEI , por exemplo ou empresário individual – EIRELI.

Como funciona a contratação CLT?

Significa que os direitos dos trabalhadores deverão ser seguidos, portanto obrigações como pagamento de décimo terceiro, INSS e registro em carteira serão necessário por parte da empresa.

 

Qual é a melhor opção: PJ ou CLT?

A primeira vista a contratação de pessoa jurídica parece mais atraente, de fato, existem menos obrigações fiscais e financeiras para que a empresa cumpra. Entretanto, isto pode afetar o comprometimento do profissional. Não se pode exigir, segundo a lei, que um profissional PJ trabalhe em horário fixo oito horas por dia. Isto acontece porque, ele presta serviços para sua empresa como outra empresa qualquer e não deve ser tratado como um funcionário regular.

Já o contratado com a Consolidação das Leis trabalhistas – CLT, possui direitos mas também deveres, fica mais fácil conseguir o que se espera deste funcionário e se a sua intenção é manter talentos, esta contratação é a ideal.

Afinal, com o registro em carteira é mais fácil, incentivar este colaborador a crescer dentro da sua empresa e representar os seus negócios em relações externas.

Qual a melhor opção? Depende das suas necessidades. Caso a sua empresa precise de muitos serviços ocasionais ou de demandas não rotineiras, o trabalho PJ pode surgir com a contratação de profissionais freelancers, que darão conta das demandas extras.

Enquanto isso, você pode estruturar os seus negócios com colaboradores advindos da CLT, que de fato, estarão com maior vínculo com seus negócios e poderão levar a empresa para alçar vôos maiores.

Já conseguiu decidir entre a contratação PJ ou CLT ? Confira este artigo sobre Benefícios Legais sobre as Leis Trabalhistas e se informe mais sobre o assunto no blog do E-dou!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*