5 Artigos sobre Licitações Públicas para Você se Atualizar

12 de setembro de 2019
0
5 Artigos sobre Licitações Públicas para Você se Atualizar

Para participar de licitações públicas é imprescindível compreender como funciona todo o processo licitatório. Tendo em vista que as leis podem sofrer alterações com o passar do tempo, há a necessidade de manter-se constantemente atualizado. Para isso, você pode conferir os artigos sobre licitações públicas elaborados pelo e-Dou.

A seguir, veja quais são os cinco conteúdos que separamos para a sua leitura e esteja preparado para realizar os procedimentos licitatórios. Ter domínio sobre o assunto te ajudará a vender produtos ou serviços para os órgãos públicos de todo o país.

Artigos sobre licitações públicas que você precisa conferir

Importante ressaltar que todos os procedimentos e regras para a realização de uma licitação pública estão previstos na Lei Federal 8.666, de 1993 e na Lei Complementar 10.520/2002. Mas, para te ajudar a fomentar seus conhecimentos, ler mais sobre o assunto é um passo indispensável. Por essa razão, listamos cinco artigos que você não deve deixar de conferir:

1. Como participar de licitações públicas?

Participar de licitações públicas é uma excelente oportunidade de negócio para a sua empresa. Entretanto, para que a sua proposta seja a vencedora do processo, é necessário atender a todos os requisitos e regras que envolvem esse procedimento.

Para compreender todas as etapas, confira o artigo sobre como participar de licitações públicas. O conteúdo te dará embasamento para se aprofundar no tema.

2. Entenda a lei de licitações: legislação explicada!

Outro ponto fundamental para estar atualizado em matéria de licitações públicas é entender as leis que regem esse processo. Portanto, não deixe de ler o artigo entenda a lei de licitações: legislação explicada. Nele, é possível entender quais são os pontos mais importantes desta lei, que tem como objetivo garantir a isonomia e auxiliar a Administração Pública a encontrar as melhores propostas de negócios.

3. Quais são as fases da licitação que você precisa saber

O procedimento licitatório passa por diversas fases que determinam o rumo do processo, que vai desde a pré-licitação até à adjudicação — quando é feito o reconhecimento e a declaração do vencedor. Para não ocorrer o risco de perder nenhum passo importante, saber quais são as fases da licitação é fundamental.

4. Como se tornar um analista de licitação

Para quem deseja se tornar um especialista no assunto, a nosso publicação sobre como se tornar um analista de licitação é um dos artigos sobre licitações públicas que você precisa conferir. No decorrer do texto, você entenderá quais são as atividades realizadas por esse profissional, além de descobrir como ingressar na área de atuação.

5. Diferença entre pregão e outras modalidades de licitação

Há diversas modalidades de licitação que definem como serão realizados os procedimentos licitatórios. Entretanto, o pregão possui algumas particularidades que o difere dos demais tipos. Para entender mais sobre o assunto, indicamos a leitura da publicação: diferença entre pregão e outras modalidades de licitação.

As licitações são publicadas no Diário Oficial da União. Para realizar essa publicação de forma prática e rápida, você pode contar com os serviços do e-Dou!

Para mais conteúdos, confira as nossas publicações e mantenha-se sempre atualizado.