As Vantagens de Participar do Pregão Online

As Vantagens de Participar do Pregão Online

Você sabia que participar de licitações públicas pode ser bastante vantajoso para sua empresa? Além de contribuir para o crescimento do seu negócio, o processe de venda é mais fácil. Quando se trata de um pregão online, há ainda mais benefícios.

Se você está iniciando nesse meio e ainda tem dúvidas se vale a pena vender produtos ou serviços para a administração pública, continue a leitura do artigo!

Como funciona o pregão online?

Nomeado de pregão eletrônico, essa modalidade de licitação pública é uma das mais utilizadas no processo de aquisição de bens ou serviços comuns, independentemente do valor. Também é considerado o menos complexo de todas as outras cinco modalidades existentes.

O pregão online é aplicável para as compras de itens de fácil reconhecimento por parte do mercado e de baixa complexidade. Logo, não pode ser utilizado para solicitação de obras de engenharia e locação imobiliária.

Nessa modalidade, a escolha é determinada pelo menor preço de proposta e há a possibilidade dos participantes realizarem lances eletrônicos. Outra característica do pregão online é o fato da sessão pública — onde é possível dar lances — ocorrer à distância, por meio de um sistema eletrônico.

Vantagens de participar do pregão eletrônico

No geral, participar de licitações públicas proporciona diversos benefícios às empresas de diferentes portes, como:

  • venda e negociação facilitada: o cliente (órgãos públicos) já sabe o que quer comprar e determina como o contrato deve ser executado;
  • possibilita a venda de produtos e serviços em grande escala, o que contribui para o aumento da lucratividade;
  • contribui para melhorar a reputação da empresa;
  • dispensa gastos com publicidade, já que para ser contratado, a empresa não precisa ser conhecida, apenas fazer a melhor proposta;

Quando se trata exclusivamente de pregão online, ainda há mais vantagens, como:

  • possibilidade de participar de licitações no país inteiro, sem precisar de locomover;
  • praticidade e agilidade, já que todo o procedimento é feito pela internet, desde o cadastramento até a participação no certame;
  • diferente de outras modalidades, o processo de habilitação ocorre somente após a classificação. A habilitação consiste na apresentação de documentos para verificar a qualificação da empresa vencedora.

Agora que já conhece as vantagens de vender para a administração pública por meio do pregão online, descubra como participar de licitações.

Para manter-se atualizado, confira também outras publicações no E-Dou!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*