Saber como melhorar a organização no trabalho é essencial para todas as pessoas, não importa o cargo ou o nível de experiência. Sem isso, problemas como prazos estourados, tarefas não realizadas e baixo padrão de qualidade nas entregas ficam mais frequentes.
Por isso é preciso ter atenção a elementos como priorização, prazos e foco. Continue a leitura e saiba mais!
Saiba como melhorar a organização no trabalho com em 4 dicas
Se você quer saber como melhorar a organização no trabalho, confira essas 4 dicas importantes.
1. Defina suas prioridades
Priorizar suas demandas da maneira correta antes de começar a realmente trabalhar é a melhor maneira de evitar o desperdício de tempo. Busque seguir esta ordem de prioridade:
- urgente e precisa ser feito o quanto antes;
- importante, mas menos urgente;
- pouco importante e não urgente.
Com isso, você consegue ter uma previsão do que é capaz de fazer no dia, além de evitar a perda de prazos e outros problemas relacionados ao tempo de conclusão de determinada tarefa.
2. Faça pausas
As pausas são essenciais para mantermos nossa produtividade e evitar a fadiga excessiva durante e depois da jornada de trabalho. Uma maneira de trabalhar isso é com a técnica Pomodoro.
Nela, o trabalho é dividido em sessões de 30 minutos, sendo 25 de foco ininterrupto e 5 de pausa. Depois de quatro repetições, é recomendada uma pausa mais longa, de 20 a 30 minutos.
3. Use ferramentas de organização
Utilizar ferramentas de organização no trabalho é benéfico para não perder prazos de vista ou não conseguir ter tempo hábil no dia para realizar todas as suas tarefas porque não calculou seu tempo em reuniões.
Existem diversas opções, desde agendas físicas comuns a sites e softwares dedicados para isso, como o Google Agenda e o Notion. O importante é conseguir se adaptar à ferramenta escolhida.
4. Foque em uma coisa por vez
Depois de definir suas prioridades e organizar seu tempo entre trabalho e pausas, é preciso entender que não é possível fazer tudo de uma vez. Mantenha suas tarefas separadas e evite distrações.
Você pode desligar as notificações enquanto está trabalhando em algo mais longo e que exige muita atenção, além de definir horários específicos para responder e-mails e atualizar planilhas.
Isso não apenas aumenta seu tempo de foco, como também garante mais qualidade no trabalho final.
Se você gostou das dicas e quer continuar melhorando a qualidade do seu trabalho, confira também como aumentar a produtividade no Home Office!