O balanço patrimonial é uma ferramenta importante para a manutenção da saúde financeira das organizações. E o seu fechamento, um processo essencial para o controle das finanças de um negócio.
Se você tem dúvidas sobre como é feito e quais são as razões para realizar o fechamento de balanço, e quer saber qual o prazo para sua execução, continue a leitura.
Como funciona o fechamento de balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é um tipo de demonstração contábil focada em apresentar a situação financeira de um negócio em um determinado período. Sua realização é feita por meio de três elementos: passivos, ativos e patrimônio líquido.
Os ativos são recursos controlados pela empresa e dos quais se espera que benefícios econômicos futuros sejam obtidos, como contas a receber, equipamentos, dinheiro em caixa, entre outros exemplos.
Já os passivos representam as obrigações e gastos financeiros do negócio, como empréstimos, contas a pagar, debêntures, entre outros.
O fechamento do balanço patrimonial leva à determinação do patrimônio líquido, que representa o valor dos ativos da empresa após a subtração dos passivos. Como resultado, teremos os lucros e o montante dos recursos próprios da instituição.
Leia também: Regime cumulativo e não cumulativo: conheça as principais diferenças entre as formas de tributação
Por que fazer o fechamento de balanço?
Como já dito anteriormente, o fechamento de balanço é um processo fundamental para a manutenção da saúde financeira dos negócios e, inclusive, deve ser feito obrigatoriamente por todas as empresas ao final de um período contábil (final de um ano fiscal).
Veja a seguir algumas razões para fazer o fechamento de balanço:
- auxílio na tomada de decisões;
- cumprimento de obrigação legal;
- transparência na prestação de contas;
- facilitação na análise financeira para a realização de crédito;
- conformidade com normas contábeis.
Qual o prazo para fechamento de balanço patrimonial?
No Brasil, o prazo para entregar o fechamento de balanço é até o dia 30 de abril do ano subsequente. Na prática, o ideal é que a empresa entregue o documento até o dia 31 de março do ano seguinte ao analisado.
Como você pode perceber, realizar o fechamento de balanço é um processo essencial para atender às obrigações legais, fornecer informações precisas aos sócios, embasar decisões gerenciais, avaliar o desempenho financeiro da empresa e cumprir as normas contábeis. E é por ele que se visa garantir transparência, prestação de contas e sustentabilidade financeira ao negócio.
Agora que você tirou suas dúvidas sobre como fazer o fechamento de balanço e sabe da importância dele para uma empresa, é essencial que também tenha em mente que esse documento deve ser publicado no Diário Oficial da União. Quer saber como é esse processo? Leia nosso conteúdo com o passo a passo para publicação de balanço patrimonial no DOU.