Saiba tudo sobre a exportação de produtos no Brasil

22 de novembro de 2016
0

No segmento de exportação, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior afirma que o Brasil é o vigésimo maior do mundo. O principal produto comercializado são os minérios, que representam aproximadamente 17% do total das exportações nacionais.

Logo em seguida, temos os combustíveis – com destaque para o petróleo bruto – que ocupa a fatia de cerca de 12%. Por fim, em terceiro lugar o Brasil se destaca por sua alta produção de soja, responsável por aproximadamente 9% das exportações.

Contudo, vale ressaltar que outros produtos também figuram na lista das exportações brasileiras, como a carne bovina e o café – que se destacam por sua alta qualidade e sabor.

A Ásia é o maior mercado de exportação para o Brasil, representando 30% do montante mundial. A América Latina e o Caribe correspondem a cerca de 22%, enquanto a Europa ocupa 20%.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem realizar exportações, desde que inscritas no Registro de Exportadores e Importadores (REI). Essa inscrição é automaticamente realizada durante a primeira operação de exportação da empresa ou indivíduo, não sendo necessário nenhum outro passo adicional para concluir o registro.

Pessoas físicas que desejam saber como exportar produtos devem ficar atentas na quantidade de materiais e frequência de envios, visto que eles não podem ser habituais. De toda forma, existem algumas exceções, como para artesãos, artistas e agricultores ou pecuaristas cujo imóvel rural tenha cadastro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Já no caso das exportações brasileiras de empresas, especialistas afirmam que essa decisão precisa fazer parte de um extenso planejamento estratégico.

A primeira dica é ficar atento aos eventos no exterior, que podem proporcionar uma boa percepção do mercado e dos concorrentes. Existem diversas feiras segmentadas que reúnem especialistas, fornecedores e compradores, além de contarem com palestras sobre tendências.

E para conseguir alcançar o mercado internacional para exportação, o idioma se torna um requisito essencial para a comunicação. Dessa forma, torna-se necessário ter materiais de promoção, institucionais e sites pelo menos nas línguas inglesa e espanhola.

Outra dica é compreender o mercado em que se pretende trabalhar, sempre buscando atualizações nos métodos e nas certificações, que preferencialmente devem ser de validade internacional.

Por fim, antes de entender todos os trâmites de como exportar produtos, o empresário deve ficar atento aos riscos que esse tipo de operação pode oferecer. Entre os principais, podemos destacar variações cambiais, falta de planejamento e flexibilidade, além de debilidades no planejamento e execução dos processos burocráticos.

 

O que achou deste artigo? O e-Dou sempre busca conteúdo relevante sobre diversos assuntos, que envolvem legislação, políticas e outras questões de interesse a todo cidadão. Leia todos os nossos posts, faça comentários e compartilhe em suas redes sociais tudo o que achar de mais relevante para seus amigos!

E caso você ainda não saiba, o e-Dou é um portal onde dá pra consultar o Diário Oficial da União (DOU) e também os Diários Oficiais dos Estados (DOE). Quer encontrar uma publicação no DOU? Acesse o portal do e-Dou e confira agora mesmo!