O termo negócio de impacto social ainda é desconhecido por muitos empreendedores no Brasil, mas já se mostrou como uma tendência no mercado e uma forte estratégia de lucro para startups. Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo!
O que é um negócio de impacto social?
A modalidade chamada negócio de impacto social ou apenas negócio social se refere a uma empresa que tem como atividade-fim gerar mudanças positivas na sociedade. Ou seja, são organizações com modelo de negócios voltado para transformar o mundo ou a comunidade onde estão situadas.
Essas mudanças podem ocorrer, por exemplo, por meio da geração de empregos e renda para indivíduos de classe baixa, como também ao aumentar as possibilidades das pessoas marginalizadas pela sociedade de ingressarem no mercado ou até mesmo ao propor soluções para problemas ambientais.
Assim como as demais empresas, esse tipo de negócio também visa gerar lucro a partir da venda de produtos ou serviços. Entretanto, possui algumas características específicas, como:
- intencionalidade de resolver um problema social e/ou ambiental;
- trabalho em rede — parcerias com outras organizações para fortalecer a empresa e aumentar o impacto gerado na sociedade;
- maior cuidado com ao selecionar fornecedores;
- compromisso com monitoramento do impacto ambiental gerado;
- combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil.
Qual a diferença entre negócio de impacto social e ONGs?
As organizações não-governamentais (ONGs) não possuem o lucro como meta, por isso sobrevivem de doações. Por outro lado, o negócio social possui um serviço ou produto que traz faturamento para empresa e custeia suas ações de impacto social, seja quais foram. Portanto, a principal diferença é a obtenção de lucro sob a comercialização de itens ou prestação de serviços.
Exemplos de negócio de impacto social
No Brasil, já existem iniciativas de sucesso na área de empreendedorismo social, listamos algumas que estão mudando a realidade de comunidades e grupos marginalizados no país. Veja só:
Badu Design
A empresa idealizada por Ariane Santos fabrica produtos sustentáveis, como materiais de papelaria artesanal, decoração, bolsas e outros acessórios com resíduo têxtil das indústrias. O negócio de impacto social ajuda diversas mulheres na geração de renda e capacitação profissional para a produção de artesanato.
Plant – Fazendas Urbanas
A Plant foi criada pela Edileusa Andrade, a atividade-fim do negócio de impacto social é a venda de telhados verdes para empresas e comércios. A organização monta hortas urbanas que trazem uma solução ecológica para as cidades e também benefícios para os clientes com redução do Imposto Predial e Territorial Urbano.
MaturiJobs
Uma plataforma de emprego idealizada por Mórris Litvak, a rede conecta empresas e pessoas mais velhas, acima de 50 anos, para vagas de emprego. O impacto social da MaturiJobs consiste em ajudar na recolocação profissional de um grupo que sofre discriminação no mercado de trabalho. Os lucros são providos de assinaturas mensais aos pacotes da plataforma, promoção de workshops, cursos e mentorias empresariais.
Gostou de saber o que é um negócio de impacto social? Quer abrir o seu ou entender mais? Confira os passos para quem quer abrir empresa e fique por dentro do mundo empresarial. Acompanhe o E-Dou para mais dicas!