Operação Lava Jato: como tudo começou

Você provavelmente já ouviu falar bastante sobre a famosa Operação Lava Jato, um escândalo de corrupção em nosso país. Mas você sabe o que é que deu início a essas investigações? Já se perguntou por que a operação recebeu esse nome? Hoje vamos entender como tudo começou.

O ponto de partida foi Brasília, mais precisamente alguns postos de gasolina e lava jatos, que eram usados pelos criminosos para movimentar dinheiro ilícito. Foi a partir desse começo de investigação, feita pela Polícia Federal, que surgiu o nome “Operação Lava Jato”.

Lava Jato Polícia Federal

E como a investigação começou? Foi a denúncia do empresário Hermes Magnus, em 2008, que deu início a operação da Polícia Federal. A empresa de Hermes foi alvo de um dos grupos criminosos, para lavagem de dinheiro.

Na primeira etapa da operação foram investigadas quatro organizações criminosas chefiadas por doleiros (Carlos Habib Chater, Alberto Youssef, Nelma Mitsue Penasso Kodama e Raul Henrique Srour), que eram operadores do mercado paralelo de câmbio. Em seguida, o Ministério Público Federal descobriu um grande plano criminoso de corrupção envolvendo a Petrobras. Investigado por comprar a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, Paulo Roberto (ex-diretor de abastecimento da Petrobras) entrou na Lava Jato depois que ganhou um carro de luxo de Alberto Youssef.

Após esses acontecimentos, durante a Operação Lava Jato, foram descobertos outros esquemas de corrupção na Petrobras (a maior estatal do país). Foram revelados planos de fraudes em licitações, indicando que o dinheiro desviado era usado para o pagamento de propina a políticos, partidos e diretores de empresa.

A partir daí, a operação realizada pela Polícia Federal foi tomando rumos cada vez mais assertivos em concluir quem eram os responsáveis pelos desvios de dinheiro e esquemas aparentemente bem delineados de corrupção e fraudes. Segundo a Polícia Federal, a Operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro pela qual o país já passou.

O objetivo da Lava Jato foi solucionar um esquema de lavagem de dinheiro, suspeito de movimentar mais de R$ 40 bilhões de reais, dos quais R$ 10 bilhões eram apenas em propinas.  Acredita-se que os valores desviados dos cofres da Petrobras também estejam na casa de bilhões de reais.

Em novembro de 2014, a Polícia Federal deu início uma nova fase da Lava Jato, que envolveu buscas em empreiteiras como a Camargo Corrêa, OAS, Odebrecht e mais outras sete grandes empresas. A operação continuou em andamento e chegou a sua 30ª fase, indo muito além do seu objetivo inicial. A Operação Lava Jato, identificou o desvio e a lavagem de dinheiro envolvendo diretores da Petrobras, empreiteiras e políticos do nosso país.

Então agora você já sabe o que deu início as investigações da Lava Jato e porque a operação recebeu esse nome. Para mais assuntos como este, não deixe de acessar o portal e continuar acompanhando as nossas matérias. Sempre trazemos temas novos e de utilidade para você.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*