Saiba Como Funciona o SUS – Sistema Único de Saúde

Veja como o SUS funciona

O SUS, que é o Sistema Único de Saúde no Brasil, foi criado em 1988 junto com a Constituição Federal. Com ele, os cidadãos brasileiros têm acesso gratuito a atendimento médico e diversos outros serviços relacionados à saúde, tais como transplantes, internações e até mesmo cirurgias.

Diante disso, se você deseja usufruir do SUS ou quer apenas se informar melhor sobre ele, veja, neste artigo, como o sistema funciona, quem pode utilizá-lo, qual o procedimento para obter o cartão, dentre outras explicações. Confira!

Objetivos do SUS

Com a criação do SUS, o atendimento à saúde pública tornou-se unificado. E esse é um dos objetivos do sistema, que também visa promover assistência, proteção e recuperação da saúde pública, como também a prevenção de doenças por meio de ações.

Serviços prestados

Com o SUS, 190 milhões de pessoas tem acesso a mais de 6 mil hospitais credenciados, podendo realizar diversos procedimentos ligados à saúde, tais como:

  1. Cirurgias;
  2. Consultas;
  3. Quimioterapias;
  4. Internações;
  5. Radioterapia;
  6. Procedimentos ambulatoriais;
  7. Transplantes de órgãos; e
  8. Outros.

Além disso, o sistema também possibilita que os cidadãos obtenham, gratuitamente, vários tipos de medicamentos, tanto através da Farmácia Popular, como de algumas drogarias privadas.

Direito ao sistema

Como é um sistema público, todos os cidadãos brasileiros, sem discriminação de raça, cor, crenças, classe social ou local de moradia, têm direito de usar SUS. A única exigência é que esse cidadão tenha um cartão específico de acesso, chamado Cartão Nacional de Saúde.

Cartão do SUS

Para fazer o cartão do SUS basta reunir o RG, CPF, um comprovante de endereço e a certidão de nascimento, ou de casamento, e levar essa documentação até uma unidade de saúde pública da sua cidade, como hospitais e postos, solicitando o cartão.

Além disso, também é possível fazer o pedido online. Nesse caso, é preciso preencher o pré-cadastro do site do Portal de Saúde o Cidadão, pegar o protocolo do cadastro e levá-lo a uma unidade de atendimento habilitada, que fará a emissão do Cartão Nacional de Saúde.

Gostou de saber mais sobre o funcionamento do SUS? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós e continue navegando no E-DOU para manter-se bem informado!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*