Calendário de Pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP 2017-2018

Confira o calendário de pagamento do abono salarial 2017/2018

O calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano 2016, que é uma gratificação do Governo Federal aos trabalhadores brasileiros, já foi divulgado no Diário Oficial da União. E como o PIS e o PASEP possuem data limite de recebimento, é preciso ficar atento às datas de saque. Então, confira os calendários abaixo e programe-se para retirar esses benefícios, que funcionam como um 14º salário.

Calendário do PIS – Programa de Integração Social

O calendário do PIS é elaborado com base na data de nascimento dos trabalhadores e pode variar entre R$ 78 a R$ 937, pois é proporcional ao tempo de trabalho formal do ano base, que neste caso é 2016. Confira:

Pagamento do abono salarial do pis

Vale mencionar que, independente do mês de nascimento, a data final de pagamento, para todos, é em 29 de junho de 2018.

Calendário do PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

No caso do calendário de pagamento do abono salarial do PASEP, ele é elaborado de acordo com o último dígito do número de cadastro no programa. Quanto ao valor, segue o mesmo cálculo do PIS, podendo atingir um salário mínimo completo.

Pagamento do abono salarial do PASEP

Para o PASEP, a data final de pagamento também é a mesma do PIS, o que significa que todos podem sacar o dinheiro até 29 de junho de 2018.

Quem tem direito

Não são todos os trabalhadores formais que recebem o PIS ou PASEP. Para ter direito a esses benefícios, é preciso se enquadrar em todos os critérios a seguir:

  • Estar cadastrado no PIS ou PASEP por, no mínimo, 5 anos;
  • Receber até 2 salários mínimos por mês;
  • Trabalhar em empresa ou organização que atue no sistema privado, para receber o PIS, ou ter prestado serviço a algum órgão ou setor público, para o PASEP; e
  • Ter trabalhado, no mínimo, 30 dias no ano anterior (2016) com a Carteira Assinada.

Como sacar o PIS/PASEP

Quem já tem o Cartão Cidadão e a sua senha, pode sacar o PIS nas casas lotéricas ou nas agências da Caixa Econômica Federal, onde o dinheiro pode ser retirado com o cartão ou apenas com documento de identificação. Porém, nos casos dos correntistas da Caixa, geralmente o depósito é realizado em conta, até dois dias antes das datas do calendário.

Para os beneficiários públicos, o PASEP pode ser depositado diretamente em conta, o que ocorre a partir do 3º dia que antecede o início do pagamento, ou pode ainda ser retirado em uma das agências do Banco do Brasil, também com documento de identificação.

Essas são as principais informações sobre o calendário de pagamento do abono salarial. Para saber mais sobre o assunto, continue navegando no E-DOU, que é o portal de consultas dos diários oficiais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*