Renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro

Diário Oficial da União

Veja o que mudou com o prazo para renovação do Fies e saiba também como realizar consultas e publicações no Diário Oficial da União.

O Governo alterou o prazo final para renovação do contrato de Financiamento Estudantil (Fies) para 30 de Novembro. Confira todas as informações e motivos que levaram a essa mudança.

30 de Novembro é o Prazo Final

Primeiramente, é preciso lembrar que os contratos do Fies devem ser renovados todo semestre, ou seja, duas vezes por ano. A princípio, o pedido de renovação é feito pelas faculdades e, após isso, os estudantes precisam validar todos os dados no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Entenda mais sobre o Fies e sua plataforma online.

Trata-se de uma ótima notícia para todos os estudantes que ainda não realizaram a renovação do contrato do Fies. O prazo do segundo semestre de 2017 deve se estender até o dia 30 de Novembro. A medida, que foi adotada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão vinculado ao Ministério da Educação, tem como finalidade possibilitar que todos os alunos beneficiados pelo programa possam fazer o aditamento.

De acordo com o Presidente do FNDE, é de extrema necessidade que todos os estudantes realizem suas renovações de contrato até o dia 30, já que essa será a última prorrogação do ano.

Anteriormente acordado para o dia 31 de Outubro, o prazo acabou sendo estendido para 20 de Novembro e agora os beneficiados terão a última chance de garantir a continuidade do financiamento, no dia 30.

De um total de 1,28 milhão de contratos previstos para esse semestre, cerca de 1,067 milhão de alunos já realizaram o aditamento até semana passada. Isso representa praticamente 83% do montante oferecido pelo FNDE.

Entenda melhor todas as características e diferenças entre o Fies, o Prouni e o Sisu.

Há dois jeitos de aditamento previstos: No simplificado, o aluno realiza a validação das informações no sistema, e só então a renovação é formalizada. Já o aditamento não simplificado, é quando há alteração nas cláusulas do contrato (como mudança de fiador, por exemplo), e é necessário que o estudante leve toda a documentação comprobatória até o agente financeiro, informou o Ministério.

O normativo também deve entender até 30 de Novembro o prazo para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação para extensão do prazo de utilização do financiamento.

Saiba tudo o que deve mudar nas regras do Fies para o ano de 2018, como planos de financiamento e perfil dos estudantes que devem ser beneficiados.

Realize consultas e publicações no Diário Oficial da União

Importante lembrar que os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre, e que, por mais que o pedido de aditamento seja feito, a princípio, pelas faculdades, cabe a cada estudante validar todas as informações no SisFies.

Para ficar por dentro das principais notícias e outros assuntos de relevância do País, basta realizar consultas aos Diários Oficiais através do E-DOU.

O E-DOU é uma plataforma que concede aos cidadãos o direito à consulta nos Diários Oficiais, além de se tratar de uma agência de publicidade legal, ou seja, também realiza publicações no Diário Oficial da União, assim como nos dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para ter mais informações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*