Inscrições para o SISU 2018 começam no dia 29 de janeiro

Diário Oficial da União

Confira todas as novidades e informações acerca do Sisu 2018, e veja também como ter acesso ao Diário Oficial da União de forma prática e gratuita.

Do dia 29 de Janeiro até às 23:59h do dia 1º de Fevereiro (horário de Brasília) ocorrerão as inscrições para a primeira edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2018. Deverão ser feitas através do site do programa http://sisu.mec.gov.br/, e não é necessário pagar taxas. Para acessar o edital completo, clique aqui.

É com auxílio do Sisu que os candidatos podem usar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 para concorrer a uma vaga em Universidades Públicas que tenham aderido ao sistema. São mais de 130 instituições no Brasil (100 federais e 30 estaduais) ofertando 239.601 vagas na graduação.

Saiba mais sobre o Sisu aqui.

Para pleitear uma vaga, é obrigatório que o candidato tire nota acima de zero na redação do Enem 2017. Assim como foi nos anos anteriores, será possível se inscrever em até duas vagas, especificando o turno no qual pretender estudar e a ordem de preferência.

Também é preciso identificar qual a modalidade em que o aluno se encaixa:  ampla concorrência ou alguma específica de ações afirmativas (cotas raciais ou sociais).

Ainda que o candidato faça sua inscrição antes do prazo final, poderá realizar alterações em suas opções até as 23:59h do dia 1º de Fevereiro. Por isso é altamente recomendável se candidatar o quanto antes.

O sistema deve mostrar, a cada dia, uma nota de corte parcial, de acordo com as notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Resultados finais e matrícula

Os resultados finais serão publicados no dia seguinte ao término das inscrições, ou seja, 2 de Fevereiro de 2018. Os aprovados terão os dias 5, 6 e 7 de Fevereiro para realizar a matrícula.

A vaga só será confirmada se o estudante apresentar seus documentos corretamente na universidade na qual foi aprovado.

Como funcionará a lista de espera

Do dia 2 de Fevereiro até o dia 16 de Fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual ainda não foram aprovados, durante a primeira chamada. Só será permitido ficar na lista de espera para o curso marcado como 1ª opção na inscrição.

As convocações são de responsabilidade das próprias universidades, de acordo com calendário definido por elas. Cabe a cada candidato acompanhar os prazos.

Calendário do Sisu 2018

  • Inscrições: de 29 de janeiro até as 23:59h de 1º de fevereiro de 2018;
  • 1ª chamada: 2 de fevereiro de 2018;
  • Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018;
  • Manifestação de interesse para a lista de espera: 2 de fevereiro até as 23:59h de 16 de fevereiro;
  • Convocações nas demais chamadas: datas definidas por cada universidade.

Agora que você sabe tudo sobre o Sisu 2018, veja quais as principais diferenças entre Sisu, Fies e Prouni clicando aqui.

Realize consultas e publicações no Diário Oficial da União com auxílio do E-DOU

O E-DOU é uma agência de publicidade legal que permite aos seus clientes realizar consultas e publicações nos Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios.

Publique no Diário oficial da União através do nosso site.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*