Conheça os Tipos de Adoção existentes no Brasil

16 de outubro de 2015
0

A adoção de crianças é um processo que permite que menores abandonados por seus pais possam ter a chance de pertencerem a uma nova família. Hoje no Brasil existem diversas maneiras para que adultos possam adotar. Confira abaixo os tipos de adoção mais comuns no país.

Tipos de adoções no Brasil

? Cadastro de adoção: Nesse caso, uma pessoa ou casal se cadastra como pretendente e passa por uma série de processos provando que tem condições financeiras e psicológicas para adotar uma criança. Em seguida, entram em uma fila de espera para conseguir a guarda de um menor.

? Adoção Casada/Direta: acontece quando os pais biológicos acordam a adoção com uma pessoa ou casal formalmente perante o juiz.

? Adoções fora da lei: existem duas maneiras de adotar que, apesar de ilegais, ainda acontecem muito no país. Uma delas é conhecida como “à brasileira”, onde os pais adotivos registram crianças como se fossem filhos biológicos com ajuda de terceiros. A outra é quando uma pessoa ou casal fica com a guarda de uma criança sem registrá-las ou reportar à justiça. Nos dois casos há o risco do menor retornar à família biológica.

Para saber mais sobre os processos de adoção no Brasil, fique atento aos artigos publicados no Diário Oficial da União.