Criminalidade e corrupção: governo diz que vai criar núcleo para combatê-los

30 de junho de 2016
0

O governo prometeu uma solução para conter os frequentes casos de corrupção política e o alto índice de criminalidade apontados pela justiça brasileira. O plano do Ministro da Justiça, Fernando Moraes, foi apresentado na segunda semana de junho. Confira agora todos os detalhes do que foi definido.

A proposta do Ministério da Justiça é criar um núcleo estável de combate à criminalidade e a corrupção política. O plano do governo ainda tem a intenção de integrar o banco de dados dos Ministérios Públicos Estaduais para agir na contenção ao crime organizado. Ainda não há uma data definida para iniciar o projeto, mas já existe um plano de ação traçado.

Segundo o Ministro da Justiça Brasileira, Fernando Moraes, a primeira medida para colocar o núcleo de combate a criminalidade e corrupção política em prática, será expandir para todos os Estados e o Distrito Federal os laboratórios de tecnologia contra lavagem de dinheiro. Os laboratórios do governo ajudam em crimes onde é necessário apurar quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico. Esses órgãos do governo também colaboram com o processamento de dados, que ajudam a justiça brasileira a conduzir as investigações com as devidas técnicas necessárias.

“O objetivo é que todos os bancos de dados sejam integrados. Hoje a criminalidade no mundo moderno se combate com inteligência, e inteligência é troca de informação. Hoje, não há troca de informação. O Ministério da Justiça não oferece dados aos Estados e os Estados também não oferecem ao Ministério”, foram as palavras do Ministro da Justiça, Fernando Moraes.

Em um encontro de aproximadamente uma hora a portas fechadas, Fernando Moraes se reuniu com procuradores estaduais do governo, para aprovar a criação do núcleo de combate à criminalidade e corrupção política, além de discutir com os membros do Ministério Publico, a proposta de criação de uma política nacional de combate ao porte de armas e homicídio. Esses seriam outros métodos para ajudar a justiça brasileira a conter a criminalidade.

O que achou do novo plano do Ministério da Justiça para combater a criminalidade e a corrupção? Se você gostou desse artigo, continue acessando o nosso portal para mais notícias sobre governo e política e outros temas interessantes.