Entenda como Funciona o Novo Cálculo da Aposentadoria

02 de novembro de 2015
0

Alternativa ao fator previdenciário, o novo cálculo do tempo para se aposentar já está em vigor. Essa alteração não inviabiliza a aposentadoria por tempo de contribuição, podendo ser utilizado qualquer um dos dois métodos para contagem do tempo.

85/95: sistema de pontuação para se aposentar

Até 2016, quem não tiver completado o tempo de contribuição e desejar evitar o fator previdenciário, precisa somar 85 pontos, no caso das mulheres, e 95, homens. O cálculo é realizado pela soma da idade mais o tempo de contribuição. Dessa forma, um homem, para se aposentar aos 60 anos, precisa ter pagado o INSS por 35 anos.

Aumento escalonado

Em 2017, a pontuação subirá para 86 anos, mulher e 96 homem e, anualmente, continuará se elevando até chegar a 95, mulher e 100, homem, em 2022.

Fator Previdenciário

O novo cálculo não acaba com o fator previdenciário, sendo assim, caso a soma não atinja a pontuação exigida, haverá redução gradativa no benefício da aposentadoria a ser recebido.

Entenda ainda mais como funciona o processo de aposentadoria lendo nossos outros artigos sobre o tema na área de artigos do E-DOU.