Descubra a Diferença entre o Primeiro, Segundo e Terceiro Setor

23 de março de 2021
0
Conheça as diferenças entre o primeiro, segundo e terceiro setor

Nossa sociedade é baseada em organizações e sistemas complexos, afinal, é composta por indivíduos com visões e propósitos diversos. Uma das maneiras de organizar e fazer com que o convívio funcione bem é por meio dos setores sociais, divididos em três partes: primeiro setor, segundo setor, terceiro setor. 

 

Todos eles existem para fazer com que o sistema funcione bem e todos tenham qualidade de vida. Diante disso, descubra, a seguir, qual a diferença entre o primeiro, segundo e terceiro setor, que interagem e contribuem um com o outro. Assim, poderá entender melhor as notícias relacionadas a cada uma dessas áreas.

 

O que é primeiro, segundo e terceiro setor?

 

Antes de tudo, é importante não achar que estamos nos referindo aos três setores da economia (como agricultura, indústria e comércio), mas sim dos três setores sociais. Ou seja, aqui, quando falamos de terceiro setor, segundo ou primeiro, estamos nos referindo a um termo sociológico. 

 

Tendo isso dito, veja, a seguir o significa cada classificação:

 

O que é primeiro setor

 

O primeiro setor, também conhecido como setor público, pode ser identificado como o Estado, isto é: as prefeituras municipais, os governos dos estados e o presidente da república, ou seja, todos os governantes, eleitos de acordo com o voto da população, que representam os brasileiros e agem em prol dos interesses públicos.

Como não tem fins lucrativos, o dinheiro que circula nesse setor é público e, consequentemente, deve ter fins públicos também. Essencialmente a principal motivação do primeiro setor é o interesse público.

O que é segundo setor

Já o terceiro setor, ao contrário do primeiro, corresponde à livre iniciativa, que gira em torno dos lucros. Popularmente esse setor também é chamado como “mercado”. Ele é constituído por empresas privadas, que competem entre si e trabalham visando o próprio lucro, que é obtido por meio de atividades econômicas (que pode ser a comercialização tanto de produtos, quanto de serviços).

Geralmente os investimentos realizados no segundo setor são de origem privada, e se destinam à atividades também privadas. Por fim, seu foco é voltado aos resultados corporativos, como lucro e expansão.

O que é terceiro setor

No caso do terceiro setor, que é composto por instituições religiosas, ONGs, entidades beneficentes, organizações compostas por voluntários, entre outros, não há fins lucrativos e os objetivos são de caráter social, sempre visando o bem-estar da população.

Vale ressaltar que, embora esse setor não seja nem privado e nem público, financeiramente ele conta com a participação de ambos os setores, ou seja, pode receber dinheiro tanto das empresas privadas, quanto do governo. Porém, o seu objetivo deve ser sempre social, o bem estar comum da população. 

Existe um quarto setor da sociedade?

Agora que você já sabe quais são o primeiro, segundo e terceiro setor, é interessante saber também que alguns especialistas apontam a existência do quarto setor. Ele se refere às organizações privadas que atuam ilicitamente, ou seja, tráfico de drogas ou pessoas, corrupção e outros. 

É considerado um setor pois tem influência na estrutura da sociedade e também economia. 

E então? Conseguiu entender a diferença entre o primeiro setor, segundo e terceiro setor? Caso reste alguma dúvida, nos envie um comentário. E se quiser manter-se bem informado sobre as notícias divulgadas nos diários oficiais, continue navegando no E-DOU.