Descubra a Diferença entre o Primeiro, Segundo e Terceiro Setor

27 de junho de 2017
0
Conheça as diferenças entre o primeiro, segundo e terceiro setor

O termo terceiro setor é relativamente conhecido e usado no país, principalmente quando o assunto são as ONGs. Mas, os dois outros setores também são muito importantes para a sociedade e são imprescindíveis para o crescimento de países como o Brasil.

Diante disso, descubra, a seguir, qual a diferença entre o primeiro, segundo e terceiro setor, que interagem e contribuem um com o outro. Assim, poderá entender melhor as notícias relacionada a cada uma dessas áreas.

Primeiro setor

O primeiro setor, também conhecido como setor público, pode ser identificado como o Estado, isto é: as prefeituras municipais, os governos dos estados e o presidente da república, ou seja, todos os governantes, eleitos de acordo com o voto da população, que representam os brasileiros e agem em prol dos interesses públicos.

Como não tem fins lucrativos, o dinheiro que circula nesse setor é público e, consequentemente, deve ter fins públicos também!

Segundo setor

Já o terceiro setor, ao contrário do primeiro, corresponde à livre iniciativa, que gira em torno dos lucros. Popularmente esse setor também é chamado como “mercado”. Ele é constituído por empresas privadas, que competem entre si e trabalham visando o próprio lucro, que é obtido por meio de atividades econômicas, o que pode ser a comercialização tanto de produtos, quanto de serviços.

Geralmente os investimentos realizados no segundo setor são de origem privada, e se destinam à atividades também privadas.

Terceiro setor

No caso do terceiro setor, que é composto por instituições religiosas, ONGs, entidades beneficentes, organizações compostas por voluntários, entre outros, não há fins lucrativos e os objetivos são de carácter social, sempre visando o bem-estar da população.

Vale ressaltar que, embora esse setor não seja nem privado e nem público, financeiramente ele conta com a participação de ambos os setores, ou seja, pode receber dinheiro tanto das empresas privadas, quanto do governo. Porém, o seu objetivo deve ser sempre social.

E então? Conseguiu entender a diferença entre o primeiro, segundo e terceiro setor? Caso reste alguma dúvida, nos envie um comentário. E se quiser manter-se bem informado sobre as notícias divulgadas nos diários oficiais, continue navegando no E-DOU.