Conheça a origem do Real, Dólar e Euro

11 de agosto de 2016
0

Dinheiro é uma coisa que todos usamos todo dia. Mesmo que na maioria das vezes o dinheiro “virtual” ou de “plástico” seja o mais usado, a moeda está presente o tempo todo na nossa rotina.

Frequentemente, você se depara com moedas estrangeiras também, como ao ler notícias falando que a bolsa de Nova York caiu e com isso, o dólar mudou a cotação. Ou que saiu um novo balanço e o valor do euro subiu.

Estamos acostumados até com compras internacionais, geralmente em dólar, em pequenas ou grandes quantias. Mas existe uma coisa que provavelmente você nunca parou para pensar.

Qual é a origem do nome das moedas?

Dólar, euro, libre, iene, real… Alguns nomes tiveram uma história curiosa. Outros nem tanto, foram herdados de outro país. Mas todas essas moedas são responsáveis por manter o mundo dos negócios ativo.

  • Real

A nossa moeda teve inspiração na coroa portuguesa, que já utilizava essa moeda em Portugal anteriormente. O nome também era utilizado como “réis”, no plural. Mesmo depois de tantas outras moedas, o brasil voltou a adotar o real posteriormente.

  • Dólar

A origem do nome da moeda mais famosa do mundo surgiu por causa do som de uma pronúncia. De acordo com o dicionário Oxford, o “dólar” teve sua origem no vale Joaquim, que era onde a prata era extraída para produzir moedas. Esse ato foi chamado de “thaler”. O termo chegou à colônia inglesa com a pronúncia de “dólar”, que foi oficialmente adotado pelos EUA alguns anos após a independência.

  • Pound

A moeda do Reino Unido vem do latim “libra”, que significa “peso”. Os ingleses chamam sua moeda de “Pound” e não de libra.

  • Iene, Yuan, Won Sul-coreano

O Iene (Japão), Yuan (China) e Won Sul-coreano (Coreia do Sul) possuem a mesma fonte: Um ideograma chinês que significa “redondo”.

  • Rand

Rand é a moeda oficial da África do Sul. O nome é uma referência a Witwatersrand, que era o local onde o ouro era extraído para a produção da moeda. Como o nome era muito grande, foi encurtado para somente “rand”.

  • Rúpia

A moeda indiana significa Prata Forjada, e vem do sâncrito. Posteriormente, o termo também serviu de inspiração para a moeda da indonésia.

  • Peso

Usada no México, Chila, argentina, Uruguai, Cuba, Colômbia e República Dominicana, a inspiração veio da Espanha, que antes de usar o Euro como moeda, usavam a chamada “peseta”.